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ITABUNA,Educação de Jovens e Adultos foi debatida durante fórum

Ao invés da sala de aula, o auditório da Faculdade de
Tecnologia e Ciências (FTC) foi o espaço reservado na última sexta-
feira (22) pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para
promover um amplo debate e socializar experiências sobre “Práticas
Educativas na Educação de Jovens e Adultos” na rede municipal de
ensino.
A iniciativa reuniu no II Fórum de Educação de Jovens e
Adultos, aproximadamente 300 participantes, entre educadores,
educandos, assessores da SEC e estudantes de licenciatura das
faculdades locais.
Iniciando a programação, a assessora técnico-pedagógica do
Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Keylla Valéria
Abreu Soares, socializou com os participantes as ações
implementadas pela SEC visando atingir as metas previstas no Plano
Municipal de Educação (PME), quanto às políticas públicas de
educação de jovens e adultos no município.
“Este Fórum é um segundo momento de uma ampla discussão
coletiva, no qual a SEC propõe uma maior interação entre educandos
e educadores, trazendo para socialização as ações implementadas
nas unidades escolares do município, voltadas para o processo de
alfabetização, letramento e aprendizagem de jovens e adultos”,
argumentou Keylla. Ela citou algumas iniciativas, a exemplo dos
colóquios realizados, dos grupos de trabalhos e cursos para a terceira
idade desenvolvidos em unidades escolares.

Em seguida, a pedagoga e mestra Yasmine Habib falou
das “Praticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos”. Citando o
educador Paulo Freire, a palestrante destacou a importância da
contribuição que cada educando pode dar ao processo educativo, a
partir do momento que ele leva para a sala de aula as experiências
do seu cotidiano.
O Fórum foi encerrado após a socialização e debate dos
resultados discutidos nos Grupos de Trabalho: O Mercado de
Trabalhão e a Formação do Cidadão na Educação de Jovens e
Adultos; a Educação de Jovens e Adultos e o Enfrentamento do
Problema da Violência na Comunidade; A Educação de Jovens e
Adultos e a Aprendizagem na Terceira Idade; e A Alfabetização na
Educação de Jovens e Adultos.

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