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Creas divulga balanço de atividades realizadas em 2010

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social
(Creas) divulgou, nesta semana, um balanço de suas atividades
durante o ano de 2010.

Segundo o coordenador Edson Braz, o Creas
atendeu a 134 casos individualizados de violação de direitos, os quais
constituem demandas por serviços de proteção social especial.
Apesar do número de denúncias ter aumentado com o Disque
100, onde o denunciante não precisa se identificar, esse número
não condiz com a realidade da violência em Itabuna, pois muitas
das ocorrências não são denunciadas e muitos dos casos não são
encaminhados ao Creas.
Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o Creas
disponibiliza atendimento psicossocial individual e em grupo. Em
2010 foram realizados 563 atendimentos pela assistente social e 610
atendimentos pela psicóloga, além de 648 visitas domiciliares.
Para Edson Braz, faz-se necessário destacar o apoio da
Secretaria de Assistência Social que, através do Departamento de
Proteção Social Especial, não mediu esforços para assegurar ao
Creas a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e
indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
O coordenador destacou o empenho de sua equipe, assistentes
sociais, psicólogas, educadores sociais e técnicos, que estiveram
junto aos alunos, pais e professores das escolas públicas, particulares
e das universidades, desenvolvendo atividades em salas de aula,
atingindo um público estimado de 4500 pessoas.

Plano de Ação

Um plano de ação já foi traçado para 2011 e as prioridades do
Creas serão: dar continuidade ao acompanhamento psicossocial às
famílias usuárias; fortalecer o trabalho de prevenção da violência;
realizar seminários visando articular uma rede de enfrentamento
à violência sexual contra crianças e adolescentes; e disponibilizar
cursos de capacitação para a equipe do centro de referência.
“O nosso objetivo é estar sempre à disposição da comunidade
e, neste sentido, o Creas estará de portas abertas para atender
à população, inovando na busca constante da melhoria do
atendimento”, disse Edson Braz.
Os atendimentos prestados pelo Creas estendem-se a todos os
membros das famílias dos indivíduos, por meio de orientação,
acompanhamento, visitas domiciliares, encaminhamentos e palestras
socioeducativas. Neste trabalho atuam profissionais das áreas de
serviço social, psicologia e educadores sociais. O Centro de
Referência Especializado de Assistência Social de Itabuna está
localizado na Rua Nações Unidas, nº 444, Centro – Tel. (73) 3613
4541.

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