i

i

chp

chp

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




IMA libera Licença de Instalação para 8 parques eólicos no interior

O Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia – IMA, liberou as licenças ambientais de implantação de oito parques eólicos da Renova Energia.

As licenças permitem o início de construção dos parques, que deverá se iniciar ainda no mês de fevereiro. O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, reforçou a convicção de que 2011 será o ano da energia na Bahia.

“A licença ambiental é um passo importante para a implantação dos parques eólicos, que vão gerar resultados econômicos surpreendentes. O que já temos aprovado de projetos com a energia gerada pelos ventos corresponde ao que produz uma hidrelétrica do porte de Itaipu”, disse o Correia.

Além da licença, a empresa conseguiu a aprovação da ANEEL do aumento de capacidade dos seus 14 parques, que passou de 270 MW para 293,6 MW.

A alteração da potência instalada se deve à mudança dos equipamentos negociados com a GE, que resultou na substituição de aerogeradores modelo 1.5 XLE/SLE pelo modelo 1.6 XLE, além da aquisição de quatro turbinas adicionais, totalizando assim 184 “cata-ventos” para os 14 parques eólicos baianos da Renova.

Juntos, os parques formarão o maior complexo eólico do país, com previsão de início da operação comercial em 1º de julho de 2012. Os contratos de compra e venda de energia foram celebrados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE por um prazo de 20 anos.

Os oito parques que tiveram a licença de implantação liberada foram contratados no leilão de energia de reserva de 2009. Os outros seis, que também foram contratados no mesmo leilão, estão com seu processo de licença em andamento. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,17 bilhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito