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Prefeito inicia negociações com mototaxistas


O prefeito Azevedo recebeu hoje, 17, em seu gabinete, um
grupo de representantes das centrais de mototaxis, que
apresentaram uma agenda de negociação com o governo municipal
visando a regularização do serviço no município.

Ele autorizou ao secretário de Transporte e Trânsito, Wesley
Melo para que analise o documento e ao mesmo tempo inicie um
amplo debate da proposta com a participação do Ministério Público,
sociedade civil organizada, taxistas e empresários de transportes
coletivos.
A ideia, segundo o prefeito, é estabelecer um diálogo amplo e
transparente, sem necessidade de mobilizações, uma vez que a
Prefeitura de Itabuna sempre esteve aberta à população e aos
representantes dos diversos segmentos sociais.

Azevedo também determinou ao secretário Wesley Melo para
que apurasse a denúncia dos representantes dos Mototaxis de que
um fiscal da Settran teria ameaçado fechar centrais de mototáxi, e
mais, para que o secretário dê continuidade a proposta do governo
em discutir a viabilidade de regulamentação do setor, mantendo,
desta forma, um canal permanente de diálogo com a centrais de
mototaxi, mototaxistas, motoboys e motofretistas.
O porta-voz do grupo de mototaxistas, Samuel França explicou
que a mobilização foi organizada no sentido de abrir um canal de
negociação com o governo municipal para a regularização da
profissão e normatizar o funcionamento das centrais, o que
significaria maior arrecadação para o município com pagamento de
alvarás e taxas diversas, inclusive de vistoria dos veículos.

Outra proposta, segundo ele, seria a de definir o número de
mototaxistas numa proporção de um para cada 150 mil habitantes, o
que possibilitaria habilitar 1,5 mil profissionais, ou seja 500 a menos
que o numero de pessoas operando atualmente no segmento. O novo
sistema prevê o uso de veículos padronizados e facilitaria uma
efetiva fiscalização dos profissionais atuando na prestação do serviço.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys,
Lomanto Lacerda explicou que a entidade já vem amadurecendo e
negociando diretamente com a Settran uma proposta de
regulamentação do setor.
Para ele, uma discussão a ser ampliada é com relação à
centrais de motataxi, que têm um custo anual de R$ 1,5 mil para os
mototaxistas, que contribuem com uma taxa de R$ 4 por dia para a
sua manutenção e, em muitos casos, trabalham em locais
inadequados.

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