A Polícia Militar de Itabuna prendeu na tarde deste domingo (16) o jornalista Ederivaldo Benedito Santos sob acusação de desacato a autoridade. A detenção ocorreu no circuito da 8ª Parada Gay realizada nas Avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no momento de uma abordagem policial a dois jovens suspeitos.
De acordo com Bené, como é conhecido o profissional de imprensa, ele foi algemado e lançado numa viatura por ter fotografado a ação dos policiais aos dois rapazes. “Eu apenas tirei uma foto da abordagem policial numa distância de 10 metros, logo depois os policiais exigiram que eu apagasse a foto, como não os obedeci, fui algemado”, explica.
Bené, ainda ressaltou que, em nenhum momento se dirigiu aos policiais e nem os agrediu verbalmente. “Apenas disse a eles, que a minha prisão era arbitrária”, recorda.
O jornalista foi conduzido para a delegacia numa viatura algemado e prestou depoimento ao delegado de plantão Marlos Macedo. Bené estava durante todo momento acompanhado do Presidente do Stert (Sindicato dos Radialistas) Frankvaldo Lima, o Presidente da OAB/Itabuna (Ordem dos Advogados) Andirley Nascimento, colegas e a família.
Ao sair do Complexo Policial Bené chorou durante uma conversa pelo telefone. “Nunca pensei em passar por isso, minha filha me vendo preso”, lamenta.
O outro lado
Segundo a PM, em depoimento ao delegado de plantão, o conduzido estaria “atrapalhando” o andamento da abordagem. “Ele estava muito próximo quando abordamos os rapazes, pedimos para ele sair, ele disse que não ia sair dessa porra”, lembra.
Ainda em depoimento, o policiail revelou que, o jornalista, não portava nenhuma identificação para se apresentar como profissional de imprensa.
Por fim, a outra versão da PM é, ao “solicitar que ele saísse da localidade, Bené levantou os dois punhos, simulando que iria partir para a briga”. Nesse momento, os policiais afirmam que deram voz de prisão e houve resistência.
Veja comentários do povo.
Nome: anonimoRecado: é verdade a pm não pode mais fazer o trabalho que vem esses especialistas em segurança publica da pitaco. pq quando o assaltante chama sua vitima de vagabundo, viado etc ninguém se mete é melhor acabar com pm/ba e deixar nas mãos dos bandidos. a pm trabalhou certo esse tal de bené com rabo cheio de cachaça xingando a pm eu estava la e vi tudo.
Recado: Fui colega de Bené no curso de direito da uesc, é uma boa pessoa, e vi ontem o momento da abordagem e da ação da polícia, Bené foi incoerente e realmente desacatou os policiais, agora vem alguns postar comentários denegrindo a imagem dos policiais. a imprensa de Itabuna tem que passar por um momento de reflexão, pois quem se lembra de Ednei Bomfim do correio do estado, como pode um indivíduo daquele exercer a profissão de profissional de imprensa. E a Bené, você precisa de ajuda irmão.
Recado: Não é a primeira vez, e nem será a ultima q este "jornalista" se indispõe com a Policia Militar, meses atrás o mesmo tentou umilhar proficionais da seguraça pública em um almoço beneficente no GACC, quem esteve no local sabe bem do q estou falando.É estranho o fato de não aparecer nas imagens nem uma indenetificação que venha a demonstrar q o "jornalista" estivesse trabalhando no local. Bem eu não o conheço mais gostaria de saber do radar em qual Centro Universitário de Jornalismo o mesmo formou
Recado: É uma pena esse tipo de acontecimento... ausência de inteligência emocional? Mas não é "A POLÍCIA", e sim, ALGUNS POLICIAIS. E isso entristece tb os profissionais da segurança pública, q com bons trabalhos, são indispensáveis à sociedade! E se foram desacatados, a condução ñ poderia deixar de acontecer. Saibamos!!!
Recado: Não tenho nada contra esse senhor Benedito, mas, eu com moradora do bairro Conceição já presenciei ele desacatando policiais aquí do posto policial. Ele parece que é dono do mundo.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito