Eu não aguento mais cantoras bonitinhas, de voz suave, trejeito sensual e repertório enfadonho. Eu quero uma cantora feia, alcoólatra, de voz rasgada, que cante algo que preste.
A MPB e adjacências foram invadidas por uma horda de mocinhas bem vestidas, politicamente corretas e cujo principal talento é terem os mesmos amigos. Essa nova geração é uma panelinha, mas de grife. Le Creuset. Música de bistrô, para depois da academia.
Fossem nascidas nesses tempos vegetonatureba, jamais ouviríamos Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus ou mesmo Maysa, muito depravada para os atuais padrões.
O que temos é uma sucessão de clones, com suas musiquinhas de letras açucaradas, pretensamente poéticas, que não seguram nem um programa de calouros. Por sinal, desconfio que as 150 pessoas que costumam ir aos shows dessas patricinhas sejam sempre as mesmas, em rodízio.
Não conhece? Pode escolher qualquer uma, dá na mesma: Céu, Mariana Aydar, Ana Cañas, Marina De La Riva, Aline Calixto, Tiê, Juliana Kehl, Karina Buhr, Bruna Karan, Mallu Magalhães, Negra Li e a rainha de todas, a decana Maria Rita.
Juntas, fariam um belo calendário de borracharia, nada mais. Por isso escolhi só doze, mas é uma legião. Ser mulher e gostosa é eliminatório nessa nova cena. Se for heterossexual, melhor (talvez seja a única novidade dessa patota, em que Maria Gadú se distingue, não por acaso, nem bela beleza). Susan Boyle seria linchada pelos produtores musicais deste país.
Parece que cantam sempre a mesma música. Chata, por sinal. Pode ser baião, samba, jazz, lambada, forró, bumba-meu-boi. Vai sempre soar como um a mantra sonífero para uma aula de ioga. São iguaizinhas.
Mas retiro o que disse se elas todas organizarem uma festa e me convidarem. Sei que não é a mesma turma, mas chamem a Paula Fernandes e a Sandy, por favor! Para a Roberta Sá, que é talentosa, eu telefono. Deixem a música por minha conta, tá?
o provocador
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito