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Detran terceiriza vistoria veicular em busca da celeridade e segurança


Visando oferecer maior celeridade aos serviços prestados à
população itabunense e garantir a segurança no laudo pericial de veículos
de pequeno e médio porte, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
através da 5ª Ciretran terceirizou o serviço de vistoria veicular para
transferência de veículos.

O serviço já está sendo realizado em Itabuna pela
empresa Visto Car, e atende exigência do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran) para vistoria por sinal óptico (fotografia).
A mudança se deve à resolução 282/2008 do Contran, que determina,
a partir desta data, a vistoria para a transferência de automóveis por meio
da captação de sinal óptico, ou seja, por fotos das numerações do chassi,
motor e das placas do veículo. Os dados são transmitidos pelo Sistema
de Controle de Laudos e Vistorias (SCLV) on-line e confrontados pelo
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Detran, quando as
informações são validadas.


O serviço realizado pela empresa Visto Car oferece a segurança da
autenticidade do veículo e o seguro de R$ 200 mil, caso o veículo seja
apurado posteriormente como clonado. Para a manutenção dos serviços
tecnológicos empenhados, é cobrado o valor de R$ 82,00 em troca da
certeza da origem do veículo, já que o órgão público não possui meios
eficazes para identificar sua procedência.
A empresa realiza uma média de 28 vistorias por mês de automóveis
e motocicletas, enquanto os veículos de grande porte continuam sendo
vistoriados no Detran pela inexistência de investimento para a prestação
de serviço. Além de Itabuna, o mesmo sistema funciona em Itapetinga,
Ubaitaba, Ubatã, Una, Eunápolis, Porto Seguro, Camacan, Canavieiras,
Gandu, Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Itagimirim
e Itamaraju. A vistoria é feita na Rua 01, nº 10, bairro Jardim Primavera,
próximo ao Corpo de Bombeiros.


Benefícios
De acordo com o advogado e consultor jurídico da Visto Car,
Henrique Olinto Borri Júnior, o serviço tem a finalidade de aumentar a
segurança nas transferências de veículos, como também as demais vistorias
prestadas a particulares. “Apesar de gerar custo, nós entendemos que se
trata de um avanço tecnológico que garante a qualidade e a autenticidade
do veículo”.
A medida é também uma alternativa para melhorar os serviços
públicos prestados pelo Detran, que passa a se empenhar em outras

obrigações. O coordenador da 5ª Ciretran de Itabuna, o Sub-Tenente
da Polícia Militar Gilson Pedro Nascimento de Jesus, confirma que as
transformações têm o objetivo de oferecer mais qualidade e agilidade aos
serviços prestados à população e a garantia da legitimidade dos dados.
“Entendo que a mudança é dolorosa, pois antes não se pagava pela
vistoria e agora isto ocorre por conta da terceirização, mas o proprietário
ganha a segurança emitida pela empresa privada por conta de toda a
tecnologia que cerca o processo. Isso nos dá mais conforto, principalmente
para mim, que estou na coordenação, pois hoje tenho mais segurança de
chancelar um documento em meu nome”, revela Gilson.
A partir da terceirização do serviço de vistoria veicular, o
coordenador da 5ª Ciretran acredita no desenvolvimento do órgão,
principalmente no setor de atendimento e na fiscalização de outros
serviços. “As pessoas que chegam ao Detran já conseguem perceber a
mudança no tratamento dos funcionários, por que hoje tenho tempo de estar
dialogando com eles, destacando a importância da qualidade dos serviços,
que o cliente é cidadão e tem que ser respeitado”.

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