Pelo menos 450 atendimentos sociais foram comprometidos durante
esta segunda-feira (25), em Itabuna, porque o Sistema do Cadastro Único
para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) ficou fora do ar.
Segundo o diretor do Programa de Combate à Pobreza da Secretaria de
Assistência Social, Márcio Abreu,
o sistema estava lento e instável, o que
dificultou o atendimento de moradores do bairro Fonseca, agendado para
os dois primeiros dias da semana.
Abreu explica que o Cadúnico atende pessoas incluídas numa
variedade de programas,
a exemplo do Bolsa Família, Bolsa Renda
Municipal, Habitação, Passe Livre,
Carteira do Idoso, Benefício de
Prestação Continuada e outras atividades.
O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (MDS), e é obrigatoriamente utilizado para
seleção e acompanhamento da situação dos beneficiários de programas
sociais do Governo Federal, mas pode também ser utilizado pelos
governos estaduais e municipais para obter o diagnóstico socioeconômico
das famílias cadastradas, possibilitando o desenvolvimento de políticas
sociais locais, a exemplo do Bolsa Renda Municipal.
O diretor destaca que famílias com renda superior a meio salário
mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja
vinculada à inclusão ou permanência em programas sociais implementados
pelo poder público nas três esferas do Governo. Ele acredita que o
atendimento será normalizado nas próximas horas.
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