Centenas de atendimentos na área social foram comprometidos
nesta quinta-feira (5), em Itabuna, em função de problemas na rede
nacional de computadores integrados ao Sistema do Cadastro Único
para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), que, segundo o
serviço de suporte em Brasília, estava fora do ar devido ao trabalho de
manutenção.
O diretor do Programa de Combate à Pobreza da Secretaria de
Assistência Social, Márcio Abreu,
observa que, embora o recadastramento
do Bolsa Família já esteja encerrado, os problemas na rede do Cadúnico
afeta o atendimento em diversos programas sociais.
Abreu informa que o Cadúnico atende pessoas incluídas em uma
variedade de programas,
a exemplo do Bolsa Família, Bolsa Renda
Municipal, Habitação de Interesse Social, Passe Livre, emissão Carteira do
Idoso, concessão do Benefício de Prestação Continuada e outras ações que
se integram à Secretaria Municipal de Assistência Social.
O diretor destaca que o Cadúnico é coordenado pelo Ministério
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é utilizado para
seleção e acompanhamento da situação dos beneficiários de programas
sociais do Governo Federal, podendo também servir como banco de dados
para governos estaduais e municipais, sendo base para programas como
o Bolsa Renda Municipal. A expectativa é de que o atendimento seja
normalizado nas próximas horas.
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