Aplaudido de pé e aclamado pela plateia, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Benedito Barbosa Gomes, foi o convidado ilustre do segundo dia do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Barbosa foi recebido como herói por um auditório repleto de universitários ansiosos por ouvir o ministro que teve participação decisiva na condenação dos réus do Mensalão. Ele foi relator do processo e, em breve, assumirá a presidência da Corte.
Acomodados nas cadeiras do auditório, sentados no chão, em pé, encostados nas paredes, em cadeiras improvisadas, fora do auditório ou escutando por meio de alto-falantes. Foi assim que mais de 300 pessoas assistiram à conferência O direito e a justiça ministrada por Joaquim Barbosa na manhã desta terça-feira (22/10), curiosos para ver pessoalmente o magistrado, que também é professor.
Isso porque Joaquim Barbosa vem sendo reconhecido pela sociedade brasileira, e mesmo pela mídia internacional, como o juiz brasileiro que se portou com retidão diante do maior julgamento contra a corrupção do país. Como relator do Mensalão, Barbosa leu centenas de páginas apenas para apresentar o caso que iria ser julgado, contou a história dos laços de envolvimento dos acusados e examinou argumentos pró e contra os envolvidos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito