i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




UM VERDADEIRO CAOS, É O TRÂNSITO DE ITABUNA


O  prefeito eleito de Itabuna, terá um desafio e tanto pela frente. E quando o assunto é trânsito, as dificuldades se avolumam e realmente colocarão à prova a capacidade de fazer diferente de tudo o que já foi feito até agora.
Itabuna não foi planejada. Tem ruas estreitas, que não dão conta da frota de veículos, próxima dos 60 mil. Enquanto cresce o número de carros e motos, falta incentivo ao transporte público e não existe ciclovia (na verdade, apenas um trecho curto na Avenida Princesa Isabel). Circular de bicicleta, em meio ao trânsito maluco, é uma verdadeira aventura ou, como disse alguém outro dia, é “um videogame de uma vida só”.
A cidade precisa ser repensada, antes que trave de vez. Quem assumir a gestão do trânsito deverá ter ciência do engarrafamento de demandas que terá pela frente. Não será fácil e haverá necessidade de pleno domínio das atribuições, conhecimento de experiências exitosas no que diz respeito à engenharia de tráfego, além de muita criatividade.
Não exatamente preocupados com os problemas da área, grupos se movimentam pela indicação para gerir o trânsito. Entre os agentes da Settran, chegou a ser organizada uma enquete que apontou um deles como preferido para diretor. Legítimo e democrático, embora não vincule a caneta de quem irá nomear.
O certo é que os critérios para preencher a vaga não poderão se ater necessariamente a imposições corporativistas. A bem da verdade, a responsabilidade impõe que o preenchimento também não seja determinado só por composições políticas. Um trânsito problemático como é o de Itabuna precisa de fato de um Gestor. Assim mesmo, com “G” maiúsculo. G????

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito