Atendendo ao que estabelece a Portaria nº 009/2012, as escolas da Rede
Municipal de Ensino de Itabuna iniciam nesta quarta-feira, 9, o período de matrículas
para os estudantes transferidos de escolas de outras redes de ensino. Os alunos novos,
em todos os níveis e modalidades de ensino, poderão efetivar matrícula até o próximo
dia 31 de janeiro, mediante o preenchimento de requerimento fornecido pela Unidade
Escolar.
De acordo com a Portaria divulgada pela Secretaria da Educação (SEC), fica
assegurado o direito à matrícula dos alunos sem comprovação de escolaridade anterior,
respeitando o que prevê a Resolução nº 001/99 do Conselho Municipal da Educação
(CME). Estes estudantes deverão ser classificados nos Ciclos de Formação Humana
obedecendo ao quadro de equivalência estabelecido.
Paralelo a abertura do período de matrículas dos novos alunos, a SEC iniciou
realização do diagnóstico situacional da Rede Municipal de Ensino. Na segunda-feira 7,
os gestores das unidades escolares estiveram reunidos no auditório do Colégio Ciso para
apresentação de relatórios e recebimento de questionários que servirão como base para o
planejamento das primeiras ações, que serão postas em prática a partir do início do ano
letivo, programado para o dia 25 de fevereiro.
Também nesta segunda-feira, a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo,
deu início à vistoria das unidades escolares. O trabalho começou pelas escolas do campo
instaladas na região do Serrado e do Ribeiro Seco, além das unidades que funcionam
próximo ao município de Buerarema. A previsão é concluir a inspeção nesta quinta-
feira, 10.
A iniciativa, segundo a secretária, visa planejar o inicio das intervenções na
estrutura física e na compra de equipamentos para que as escolas tenham condições de
iniciar o ano letivo no prazo previsto, sem prejuízo aos alunos. “Esta visita in loco nos
permitirá conhecer a realidade, sobretudo de que forma cada escola está funcionando.
Isto é imprescindível para delinearmos o que é urgente fazer para que a escola tenha
condições mínimas de infraestrutura para atender alunos e professores”, argumentou
Dinalva Melo.
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