Município com o maior número, proporcionalmente, de
estudantes matriculados nas faculdades regionais, Coaraci deu
início nesta quarta-feira (21), a sua Jornada Pedagógica. E pôde
comemorar resultados obtidos nos últimos quatro anos. As metas
do IDEB previstas para 2017 já foram alcançadas em algumas
escolas da rede municipal. Na média, o Índice de Desenvolvimento
do Ensino Básico (IDEB), foi ampliado de 1,9 para 3,2 nos últimos
quatro anos.
Este ano, mais de 150 estudantes ingressaram no ensino
superior aprovados em vestibulares nas faculdades da região,
Salvador e outros estados. Coaraci é o município com o maior
número de estudantes no ensino superior e, proporcionalmente,
supera Ilhéus e Itabuna.
O resultado é fruto de investimento do município. Coaraci
disponibiliza nove linhas de ônibus gratuitamente para estudantes
buscarem o tão sonhado diploma de ensino superior. O município
investe no corpo docente. Os educadores do município recebem
incentivo financeiro para cursos de graduação e pós-graduação.
Em duas edições - 2011 e 2012 -, o Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) foi realizado em Coaraci, resultado da
luta da prefeita, professora Josefina Castro. A articulação da
prefeita beneficiou, além de Coaraci, os estudantes de Almadina e
Itapitanga.
O trabalho da educação em Coaraci tem início na base. A
prefeitura desenvolve o Programa “Mais Educação”. Nele são
desenvolvidas atividades nos dois turnos. No contraturno, alunos
recebem almoço, lanche e atividades complementares nas áreas de
esporte e cultura.
A secretaria da Educação, Rosilene Vila Nova, ressalta o
papel da prefeita. “Educação é prioridade, uma questão de vontade
e de compreensão do papel de educar”, diz.
Em seu pronunciamento na jornada, a prefeita ressaltou o
papel do educador e do ser humano. “O homem é único animal que
precisa ser educado”, disse. A constatação do pensador alemão
Emanuel Kant se aplica em Coaraci em investimentos.
A prefeita também compreende a família como instituição
parceira na arte de educar. Para ela, as relações interpessoais são
ponto mais forte no ato de educar. “O educador que mais marca é
que melhor se relaciona”. Josefina diz que ideologicamente para o
educador o partido mais forte é a promoção do sujeito.
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