O desbravamento do município ocorreu no início do século XIX, com a chegada de aventureiros à procura de terrenos férteis para a prática agrícola. Formou-se, então o povoado de Pouso Alegre, que tornado vila em 1953, receberia a denominação de Almadina, integrando o município de Coaraci. Com o advento da Lei Estadual Nº 1641, de 15.03.1962, foi desmembrada de Coarací, elevando-se a categoria de Município.
O rio Almada nasce em Almadina e passa pelas cidades vizinhas, chegando a desaguar em Ilhéus. Cercada por lindas serras típicas da Mata Atlântica, a sua população é de mais de 8.256 habitantes e com 248 KM2 de área. Sua economia, antes cacaueira, atualmente é baseada na produção de pequenos agricultores.
É com imenso prazer que, na data de hoje, homenageio com esta Moção o Município de Almadina e o povo Almadinense pela passagem do 51º aniversário de emancipação. Terra de imensurável valor para todos nós baianos.
Desse modo, após os trâmites regimentais, solicito que seja dado conhecimento da presente ao Prefeito Municipal e seu Vice, ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e respectivos edis, aos Padres e Párocos, as Associações representativas das classes produtoras e de trabalhadores e aos Presidentes dos Partidos Políticos do Município de Almadina para que os mesmos levem ao conhecimento da população de Almadina, tão merecida Homenagem.
Sala das Sessões, 15 de março de 2013
Deputado Coronel Gilberto Santana
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito