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Gestores de Ilhéus, Itabuna e do Estado discutem projeto de duplicação da BR-415


O  prefeito  de  Ilhéus  Jabes  Ribeiro,  e  o  vice-prefeito  de  Itabuna,  Wenceslau
Júnior,  acompanhado  de  secretários  dos  respectivos  municípios,  discutiram
com ao elaboração área as prefeituras dos municípios de Ilhéus e de Itabuna.
Na  ocasião,  Jabes  Ribeiro  questionou  ainda  as  medidas  que  serão  adotadas
para  garantir  a  qualidade  urbanística  e  ambiental  previstas  no  Estudo  e
Relatório  de  Impacto  Ambiental  (EIA-Rima)  para  a  duplicação  da  rodovia.  O
prefeito  ponderou  também  questões  ligadas  sobre  o  acesso  ao  transporte
urbano de Santa Cruz (Uesc).
A  reunião  aconteceu  na  tarde  desta  quarta-feira  (13),  no  salão  nobre  do
Palácio  Paranaguá.  Técnicos  da  Hydros  Engenharia  informaram  que  a  obra
será  executada  à  margem  direita  do  Rio  Cachoeira  e  terá  18  quilômetros  de
extensão,  mão  única,  anel  rodoviário  de  contorno,  canteiro,  acostamento,
ciclovia, duas faixas com 2,5 metros de extensão, três pontes de acesso à BR-
415, rodovia Jorge Amado, além de projeto urbanístico. O início das obras está
previsto para 2015.
 
Participaram  da  discussão,  técnicos  da  secretaria  estadual  de  Relações
Institucionais,  da  Casa  Civil  e  do  Departamento  de  Infraestrutura  de
Transportes  da  Bahia  (Derba).  Entre  os  secretários  municipais  de  Ilhéus
estavam  Antonio  Vieira  (Meio  Ambiente  e  Urbanismo),  Isaac  Albagli
(Desenvolvimento  Urbano)  e  Joaquim  Bastos  (Planejamento).  Também
participou  da  reunião,  o  secretário  de  Desenvolvimento  Urbano  de  Itabuna,
Marcos Monteiro.

Corredor integrado –  Com  a  duplicação  da  BR,  sugere-se  que  o  conjunto
viário  seja  denominado  Corredor Integrado  Regional.  As  rodovias  vão
permitir o maior escoamento de tráfego em toda a região sul, considerando, a
implantação de projetos em pauta, a exemplo da Universidade Federal do Sul
da  Bahia,  da  Ferrovia  de  Integração  Oeste-Leste,  do  Porto  Sul,  da  Zona  de
Processamento  de  Exportação  (ZPE)  e  do  aeroporto.  Existe  ainda  a  proposta
de  requalificar  todo  o  leito  da  rodovia  Jorge  Amado  para  transformá-la  em
via  urbana,  com  a  construção  de  anéis  rodoviários  de  contornos  nos  dois
municípios.
O  secretário  Isaac  Albagli  considerou  o  projeto  de  duplicação  da  BR-415  de
vital importância para a região. “A duplicação chega para regularizar o leito da
rodovia  Jorge  Amado,  sem  esquecer  o  aspecto  urbanístico  a  ser  implantado”,
comentou.  Por  sua  vez,  o  secretário  de  Desenvolvimento  Urbano  de  Itabuna,
Marcos Monteiro, ressaltou que depois de duplicada, a BR-415, antigo anseio
do sul da Bahia, irá melhorar sensivelmente a mobilidade dos estudantes, dos
moradores e da população flutuante.
Reunião em Itabuna –  Ficou  acordado  que  no  próximo  mês  de  abril,  a
Associação  dos  Municípios  do  Sul,  Extremo-Sul  e  Sudoeste  da  Bahia
(Amurc)  realizará  em  Itabuna  uma  reunião  com  o  objetivo  de  discutir  o
andamento do processo de duplicação da BR. O dia e a hora serão divulgados
posteriormente.

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