i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Eleição de delegados encerra Conferência da Cidade de Itabuna

A escolha dos 14 delegados, que vão representar Itabuna na 5ª Conferência Estadual das Cidades, foi a última atividade da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itabuna, encerrada ontem à noite. O evento reuniu segmentos da sociedade civil, sob o slogan “Quem Muda a Cidade Somos Nós – Reforma Urbana Já”, para debater temas importantes para o desenvolvimento urbano e o futuro das cidades.
            Foram escolhidos, titulares e suplentes, como representantes dos movimentos populares: Carlos Alberto Ferreira dos Santos e Edson Correia; Suely das Neves Santos e Maria Lucia Góes Brito; Raimundo Ribeiro de Souza e Manuel de Jesus da Silva. Pelo setor empresarial, Vilcastro Pereira Pires e George Lessa; Trabalhadores, Joab Alves Batista e Liamara Bricídio Pereira; Acadêmicos, Anderson de Jesus Brito e Jennyfer de Alemeida Menezes; e representantes de ONGs Ruth de Almeida Menezes e Elione Soares Gonzaga. 
            Na terça-feira, as palestras versaram sobre temas como “Mobilidade Urbana”, por Homero Mazottini Saes, coordenador e especialista em Gestão e Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia; “Habitação”, pela superintendente da Sedur-BA, Eleonora Lisboa Máscia; “Saneamento Básico”, pelo presidente da Emasa, engenheiro Ricardo Campos e “Meio Ambiente”, pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, engenheiro agrônomo Lanns Almeida Filho.
Grupos temáticos se reuniram na parte da tarde para apresentação de propostas às instâncias municipal, estadual e nacional sobre quatro eixos temáticos: saneamento básico, transporte e mobilidade, política urbana e habitação. Antes da escolha dos delegados, as propostas foram discutidas e votadas em Plenário. Agora passarão pela redação final da Comissão Municipal antes de ser encaminhada ao prefeito Vane e às Conferências em nível estadual e nacional como sugestões da sociedade de Itabuna para política de desenvolvimento urbano das cidades brasileiras.
A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itabuna foi aberta na segunda-feira pelo prefeito Claudevane Leite que a considerou importante por permitir aos cidadãos projetar a cidade que desejam, pois Conferências como a de Itabuna ajudaram a mudar a cara do País. O prefeito lembrou que, a Prefeitura tem ouvido as sugestões, contribuições e críticas da sociedade, a exemplo da realização dos fóruns de Mobilidade, da Settran, e Esporte e Lazer e no lançamento do PPA – Participativo neste mês.  “Não tenham dúvidas de que estamos dispostos a ouvir, pois estamos iniciando uma gestão participativa e aberta às sugestões de todos os segmentos da sociedade”, enfatizou.
            Na avaliação da presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano Sustentável, arquiteta Débora Santa Fé, a Conferência da Cidade foi momento importante porque as pessoas puderam colaborar de forma direta. “O maior objetivo do planejamento de uma cidade é que a população participe, porque legitima as ações e projetos referentes ao desenvolvimento urbano”, completou, a arquiteta que integra grupo de estudo, aberto à participação, que elabora a reforma do Plano de Diretor e de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e estuda o Plano de Mobilidade Urbana que passará a integrá-lo.  
________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito