O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, os secretários Wenceslau Júnior, do Planejamento e Tecnologia, e Marcos Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, e técnicos do município participam na terça e quarta-feira, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, do Seminário Regional Litoral Sul promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – Sedur.
Os participantes do evento vão debater, formular e elaborar diretrizes para a implantação da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano nos municípios do Sul da Bahia. Amanhã, serão debatidas ações de planejamento e gestão territorial, habitação, saneamento básico e resíduos sólidos e mobilidade urbana.
Na quarta-feira, a discussão é sobre ações para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), duplicação da rodovia BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna; Sistema Viário do Porto do Malhado e a proposta de criação da Região Metropolitana Ilhéus-Itabuna. Para o prefeito Vane, o evento é importante porque debaterá a implantação de políticas para o desenvolvimento dos municípios do sul baianos.
Região Metropolitana
Vane destaca que será mais um passo firme para a criação da Região Metropolitana e para instrumentalizar Itabuna com uma legislação mais atualizada e consistente quanto à expansão urbana, levando em consideração que o município terá impactos positivos com a implantação do Porto Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste e outros equipamentos importantes que estão previstos para a região.
O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que os debates com o Governo do Estado sobre as ações para o desenvolvimento econômico e urbano de Itabuna vêm sendo realizados desde o início do ano. “Isso nos dará mais tranquilidade para organizar e ordenar o crescimento econômico, social e habitacional do nosso município”, destaca.
Os prefeitos de Itabuna e Ilhéus, Claudevane Leite e Jabes Ribeiro, também assinarão protocolo de instrução para parcerias visando alterações do PDDU das duas cidades e alteração do Plano de Diretor Urbano da rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna. “Com o protocolo, os municípios vão receber recursos financeiros e consultoria do Estado para fazer as revisões dos Planos Diretores - PDDUs”, explica Wenceslau Júnior.
O Seminário Regional Litoral Sul contará ainda com a participação de técnicos das secretarias Estadual de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, da Emasa, além de técnicos de diversas secretarias do vizinho município.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito