Os pequenos produtores rurais de Itabuna passam a ter mais motivos para comemorar o momento, visualizar um futuro promissor e uma qualidade de vida melhor para quem vive no campo. Essa foi a impressão geral obtida depois do lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Agricultura, apresentado hoje pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), com as presenças do prefeito Claudevane Leite, representantes de instituições públicas estaduais e federais e agricultores do município. A solenidade aconteceu no auditório da Faculdade Tecnologia e Ciência (FTC), que ficou lotado.
VEJA OS VÍDEOS DAQUI A POUCO
| Vereador, César Brandão, Cristiano Lôbo, diretor geral da FTC, Prefeito Claudevane Leite, Vereador Ailson Sousa e o vereador Zé silva. |
O programa foi elaborado pela Seagrima com base em um diagnóstico da situação da área rural do município feito pela própria secretaria, e se constitui num dos maiores projetos de incentivo e de fomento ao setor agrícola regional. Serão beneficiados desde a agricultura familiar, agroindustrialização e agropecuária até o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a aplicação de recursos financeiros e insumos agrícolas como sementes e alevinos, além de toda a assistência e orientação técnica.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Lanns Alves de Almeida Filho, explicou que o programa procura traçar o rumo do setor agrícola a médio e longo prazo, com a proposta de valorizar a agricultura como um todo, propiciando a extensão de benefícios para a população urbana.
VEJA O VÍDEO
“Itabuna não consegue se autoabastecer de frutas, farinhas e tantos outros produtos que importamos sem nenhum retorno financeiro para o município porque falta uma política de incentivo ao setor. Essa realidade começa a mudar a partir de agora com o grande desafio de transformar Itabuna em uma cidade sustentável”, disse Lanns, fazendo referência, também, ao Programa Municipal de Meio Ambiente, denominado "Itabuna, Cidade Sustentável".
O secretário informou ainda que o projeto só foi elaborado por causa de importantes parcerias com os governos Federal e Estadual, e principalmente pelo apoio do prefeito Claudevane Leite que além do incentivo, tem um olhar diferenciado com relação à agricultura e ao meio ambiente.
"PROJETO OUSADO"
“Sem dúvida a prefeitura está de parabéns porque buscou uma forma inteligente para promover a agricultura e o meio ambiente, contribuir para a diminuição do êxodo rural e garantir a permanência do homem no campo com uma melhor qualidade de vida”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, Edwaldo Pinheiro.
Já o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynard, disse que não entende porque Itabuna não conseguia sobreviver da terra, nos últimos 25 anos se existem água potável em abundância, luz e terra fértil. “Faltou a iniciativa de um projeto ousado como esse que não tenho dúvidas, mudará a realidade da região”.
O Programa Municipal de Incentivo à Agricultura prevê a estruturação da cadeia produtiva da aquicultura e pesca; implantação de uma rede municipal de sementes e mudas, o fomento à conservação produtiva do cacau; a reestruturação dos assentamentos e a implantação de unidades de produção agrossilviculturais da agricultura familiar, além da implantação de centros de abastecimento de agroindustrial cooperativo do Litoral Sul e o de referencia da eqüinocultura, bovinocultura e ovionocaprinocultura territorial.
Já o programa "Itabuna, Cidade Sustentável" prevê a revitalização do ecossistema, a fiscalização e licenciamento de empreendimentos na zona rural territorial do município, tendo por base a Política Municipal de Meio Ambiente; Uso do Solo, Lei de Ocupação e Lei Orgânica do Município, dentre outras ações.
| O superintendente da CEPLAC, Juvenal Maynard e o presidente da câmara setorial do cacau, Durval Libânio |
VEJA MAIS FOTOS DESSE EVENTO.
CLIC ABAIXO.
______________________________ __




1 comentários:
vANE SE LIVRE DE MÁS COMPANHIAS MEU AMIGO...ESSE JOILSON É A CARA DO GOVERNO AZEVEDO, POR ISSO NOSSA CIDADE TA DO JEITO QUE TÁ
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito