
Em encontro marcado para esta quinta-feira, 16, a partir das 15 horas, no auditório do Hotel Tarik Fontes, a Prefeitura de Itabuna começa a debater com a população as propostas para o Plano Plurianual Participativo válido para o quadriênio de 2014 a 2017. O 1º Encontro Preparatório de Planejamento reunirá presidentes de associações de moradores de bairros, dirigentes de sindicatos, de entidades, como Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, além de representantes de instituições de ensino superior da cidade.
De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, será uma oportunidade para os participantes apresentarem sugestões para o Plano Plurianual, que inclui a programação orçamentária para o período de quatro anos, além dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos, saneamento, diretor urbano e mobilidade urbana, que precisam ser aprovados ainda neste ano.
Wenceslau Júnior explica que, neste 1º encontro, os representantes das entidades terão conhecimento do texto básico do Plano Plurianual e poderão colaborar, no decorrer e depois do evento, via e-mail e cartas, com críticas, ideias, propostas e modificações. A partir do encontro, será criado um grupo de acompanhamento para a execução tanto do plano diretor quanto do PPA.
O Plano Plurianual estabelece metas para o período de quatro anos, com previsão de investimentos para áreas como educação, saúde, infraestrutura, transporte, desenvolvimento econômico e social, saneamento básico, segurança pública e habitação. “Estaremos definindo quais as prioridades do governo municipal para os próximos anos”.

Desafios
O debate será o momento para definir as ações para melhorar a mobilidade urbana, condições de moradia, os índices da educação, a qualidade dos serviços de saúde, novas praças esportivas. O secretário de Planejamento afirma que as discussões sobre o PPA vão ocorrer até o mês de julho e submetido à aprovação em agosto.
Wenceslau Júnior adianta que outro desafio do governo é adotar medidas para fomentar o desenvolvimento econômico, fortalecendo setores que precisam de melhor infraestrutura de logística. “Precisamos transformar Itabuna em polo de inovação tecnológica, aproveitando principalmente os novos cursos que serão implantados na Universidade Federal do Sul da Bahia e os de engenharia oferecidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz”.
O secretário observa que, durante os encontros, será debatida de que forma o município vai gerar novos empregos, aumentar a renda do trabalhador e gerar condições de investimentos para melhorias na infraestrutura da cidade, principalmente nos bairros. Depois desse primeiro evento, começa a discussão sobre o planejamento estratégico quando serão realizados seminários sobre o PPA e plenárias com a população.




0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito