Acontece a amanhã o lançamento oficial de um dos maiores programas de incentivo e fortalecimento à Agricultura e ao Meio Ambiente no Município de Itabuna. A solenidade de lançamento será realizada na Faculdade Tecnologia e Ciência – FTC, a partir das 8 horas, com um café da manhã, contando com a participação de autoridades, produtores rurais e agricultores familiares.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida, informa que o investimento será de mais de R$ 800 mil e que o programa inclui uma série de projetos que serão implantados a curto, médio e longo prazo visando beneficiar setores como a agricultura familiar, agroindustrialização, agropecuária, Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, além de pequenos produtores rurais do município.
Entre as ações estão a estruturação da cadeia produtiva da aqüicultura e pesca; implantação de uma rede municipal de sementes e mudas; fomento à conservação produtiva do cacau; reestruturação dos assentamentos rurais; e implantação de unidades de produção com sistemas agrossilviculturais.
De acordo com o cronograma de ações da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também já estão concluídos os projetos para a implantação dos centros de abastecimento municipal, agroindustrial e cooperativo do Litoral Sul e do centro de referência da eqüinocultura, bovinocultura e ovionocaprinocultura territorial.
O meio ambiente também terá vez e espaço dentro do projeto visando à melhoria das condições ambientais. A Prefeitura de Itabuna vai fiscalizar e licenciar empreendimentos no município, tendo por base a Política Municipal de Meio Ambiente; Uso do Solo, Lei de Ocupação e Lei Orgânica do Município.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida, explicou que a meta é elevar a competência para o licenciamento ambiental de Itabuna do nível II para o III; elaborar estudos técnicos para revisão dos valores das taxas e multas municipais inerentes às questões ambientais, fortalecer a atual estrutura do Conselho Municipal de Meio Ambiente e assistir as micro e pequenas empresas para o processo de licenciamento ou dispensa.
“Todos os projetos visam o fortalecimento das atividades da agricultura, agropecuária e meio ambiente no município e vão garantir o destaque territorial na construção de bases fortes e sólidas, capazes de transformar Itabuna em um grande pólo regional na agricultura e na ecologia”, reforçou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida.
______________________________




0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito