i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Peti de Ilhéus mobiliza sociedade contra trabalho infantil


No dia em o que o mundo se volta contra o trabalho infantil, próxima quarta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de (SDS), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promove uma série de ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de impedir e denunciar a exploração da mão de obra de menores. As atividades terão início às 8 horas, com uma caminhada que sairá da Praça Castro Alves, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, até a Praça Dom Eduardo, em frente à catedral de São Sebastião.
              Em seguida, a secretaria vai promover oficinas e jogos para os participantes da caminhada e transeuntes na Rua Jorge Amado, em frente à Fundação Cultural de Ilhéus, até às 17 horas. “A nossa ação é para sensibilizar os cidadãos. É necessário que todos denunciem situações de trabalho infantil em órgãos como a SDS, Ministérios do Trabalho, Conselho Tutelar e através do Disque 100 para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké.
  
De acordo com a coordenadora do Peti em Ilhéus, Glória Araújo, “as atividades do dia 12 devem conscientizar a população para o grande problema que é o trabalho infantil, pois a criança precisa ter seu tempo para crescer, estudar e amadurecer para então realizar as obrigações de acordo com a sua idade”. O evento terá apoio da Polícia Militar da Bahia, Secretaria de Saúde de Ilhéus, Sindicato dos Taxistas, Guarda Municipal e das escolas do município.
  
Data simbólica – O Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, é uma data simbólica, criada pela Organização Internacional do Trabalho, em 2002, com o objetivo de alertar a sociedade para essa problemática a existente não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo.

Peti – O Peti é um serviço prestado pelo governo Federal em parceria com os municípios, voltado para a proteção de crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos, que estão em situação de trabalho infantil ou risco social. Em Ilhéus, as unidades do programa estão localizadas na zona urbana (Conquista, Avenida Esperança, Basílio e Nossa Senhora da Vitória) e na zona rural, nos distritos de Banco do Pedro, Rio do Braço, Vila Cachoeira, Repartimento e Santo Antônio.
O programa oferece às crianças e adolescentes atividades de elevação da autoestima, oficinas de arte, dança e cultura, informática e esportes.  A inserção do jovem no Peti pode ser realizada na sede da SDS (Rua Mário Alfredo s/n, Avenida Itabuna), nas unidades do programa ou mesmo através do trabalho de campo dos agentes sociais. Uma das condições exigidas para participar do programa, é que a criança esteja matriculada na escola, e possua frequência mínima de 85%.

Após a identificação da situação de trabalho infantil por órgãos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ministério Público, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a equipe do Peti entra em contato com a família para que essas crianças possam frequentar o espaço de convivência no turno oposto ao escolar.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito