i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




FTC DESCUMPRE LEI DE ACESSIBILIDADE


Em Itabuna os estudantes da FTC estão constantemente reclamando da falta de elevador do prédio da instituição. Os dois elevadores estão sempre apresentando problemas técnicos, e isso tem causado transtornos para os alunos.
 Os dois elevadores são considerados antigos e ultrapassados,  a fabricante dos aparelhos já aconselhou a direção  da faculdade a comprar novos elevadores, já que o “paliativo” não resolve o problema.
 Mas a direção da FTC decidiu  expor seus estudantes ao perigo, já que não está afastado o risco de um acidente com os elevadores. Seria interessante a Defesa Civil do município realizar uma vistoria nos dois elevadores.

 DESCUMPRIMENTO DA LEI:

O prédio da FTC tem seis andares, e entre os estudantes tem Deficientes físicos. Mas quando os elevadores estão com defeitos (normal), ficam impedidos de assistir as aulas, já que não tem como subir pela a escadaria.
 Neste caso, o deficiente físico que se sentir desrespeitado, pode chamar a Polícia e levar o responsável pela faculdade para a policia (diretor). O amparo na lei é o artigo 76 do código de defesa do consumidor: Veja abaixo:
 Art. 76. São circunstâncias agravantes dos crimes tipificados neste código:
b) em detrimento de operário ou rurícola; de menor de dezoito ou maior de sessenta anos ou de pessoas portadoras de deficiência mental interditadas ou não;
 A direção da FTC também está infringindo  a Constituição Federal e as leis n°s 10.048 e 10.098, reguladas pelo decreto Nº 5.296, que estabelece o direito a acessibilidade, assim  como a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, na qual o Brasil é signatário.
 Decreto Nº 5.296:   Art. 3o  Serão aplicadas sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis, previstas em lei, quando não forem observadas as normas deste Decreto.
 Com a palavra a Direção da Faculdade.


Matheus Feitosa

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito