i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Mutirão da Saúde em Itabuna é bem recebido e elogiado pela população


Foi realizado o I Mutirão da Saúde, promovido pela prefeitura, que levou para a Praça Rio Cachoeira, não apenas serviços gratuitos e essenciais à boa qualidade de vida, mas também a perspectivas de um novo momento na vida de cada família beneficiada com vários tipos de exames a exemplo dos oftalmológicos, odontológicos e até marcação de consultas para cirurgia bariátrica.

“Tenho certeza que esse é só o começo de coisas boas que ainda virão para nós. E que Deus abençoe o prefeito por essa iniciativa”, declarou a aposentada Zelita Andrade, 68 anos, residente no bairro Nova Mangabinha.

Os exames foram realizados nos gabinetes dos vereadores na câmara que foram adaptados e bem equipados e com  profissionais que atenderam mais de 5000 pessoas desde procedimentos simples aos mais complexos como o exame de fundo de olho para prevenção de doenças como glaucoma, por exemplo.
Pablo, o administrador do posto de saúde Ricardo Rosa e o secretário de saúde do estado, Jorge Solla.
Na área de odontologia, o itabunense também não poderia ter recebido melhor assistência. Os Voluntários do Sertão, uma organização de Ribeirão Preto (SP), deram um exemplo de profissionalismo ao mostrar na prática que é possível sim, um atendimento gratuito e de qualidade mesmo dentro de um veículo.

A unidade móvel com equipamentos de ponta e mini consultórios permite atender simultaneamente 10 pessoas com serviços de extração, restauração, limpeza e aplicação de flúor numa das maiores ações de promoção à saúde bucal e também de cidadania já realizada em Itabuna.

 Em apenas dois dias os 10 profissionais atenderam cerca de 600 pessoas. Uma das odontólogas,  a Dra. Monalisa, informou que este tem sido um trabalho gratificante em sua vida.

 “Nem todas as pessoas têm acesso a esse tipo de serviço que não deixa nada a desejar ao de um consultório convencional”.  A coordenadora do Voluntários do Sertão, Graziela Mello, disse que a caravana, composta por caminhões e outros meios de transportes corta o País levando atendimentos médicos e odontológicos gratuito às camadas mais carentes.
 
Outro importante serviço alvo de elogios pelo público foi prestado pelo Centro Médico Acácio Cardoso e a ONG Casa do Obeso. O atendimento em várias salas da Câmara de Vereadores foi feito por uma equipe multidisciplinar. Em cada sala uma equipe fazia procedimentos variados e numa das salas, quatro médicos cirurgiões, usando recursos audiovisuais explicavam, de forma simples e objetiva, a técnica usada para a cirurgia bariátrica, riscos e benefícios para o paciente.  
  
“Depois dessa palestra, estou com auto-estima lá para cima e pronta para realizar minha cirurgia. Foi um incentivo e tanto essas explicações. Itabuna estava precisando urgente de um tipo de serviço como esse, o prefeito merece  os parabéns com toda a sua equipe”, declarou empolgada a comerciante Vanessa Valverde, candidata a cirurgia bariátrica.

O mutirão contou também com a presença de profissionais de todos os setores da Secretaria da Saúde, a exemplo do Centro de Controle de Zoonoses, Samu-192, Cerest, Cesai, Vigilância Sanitária e Coordenação DST/AIDS, além de estandes da Secretaria da Assistência Social e de movimentos como Bandeirantes.

O prefeito Claudevane Leite, o secretariado e diretores municipais visitaram cada estande, ouviram pedidos e reivindicações da comunidade em outros setores da administração, mas também ouviram elogios por essa ação ampla, que visou minimizar parte dos problemas enfrentado pela população na área da saúde. “A partir de agora nós vamos avançar e trazer muito mais benefícios para nossa comunidade, para nossa Itabuna”, assegurou o prefeito.

______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito