Cenas de verdadeiro terror foram protagonizadas por um bando formado por aproximadamente 12 homens, entre os quais três supostos índios que, segundo testemunhas, seriam irmãos do cacique Babau.
A invasão aconteceu por volta das 10h30min. O grupo, com alguns integrantes encapuzados, invadiu, inicialmente, a casa de um dos proprietários da fazenda, Agnaldo Souza Moreira, de 47 anos. Dele, os bandidos levaram R$ 3 mil. O dinheiro, afirmou a vítima, estava sendo guardado para a formatura da filha. Agnaldo foi covardemente espancado com coronhadas, chutes e pauladas. O fazendeiro teve as costelas fraturadas em consequência das agressões. Em resposta, a população de Buerarema reagiu e hoje fizeram uma grande manifestação, o comércio fechou suas portas e a comunidade interditou a rodovia BR 101.
A concentração começou na praça central em frente a prefeitura municipal e teve o apoio de muitas autoridades, de fazendeiros, pequenos produtores, estudantes, trabalhadores rurais e a comunidade geral.
O capitão Mascarenhas da polícia militar, esteve presente com um efetivo de policiais para garantir a ordem e a segurança dos manifestantes e o Dr. Andirlei,, presidente da OAB de Itabuna, veio garantir o livre direito do povo de se manifestar.
Hoje foi um dia em que o povo de Buerarema soltou o grito oprimido na garganta e transformou em ação e o leão adormecido no coração do povo acordou e foi o que se viu, a angustia,a falta de esperanças e a descrença nas promessas proferidas por governantes que vem prometendo solucionar o problema e vai empurrando com a barriga. Enquanto isso pessoas de bem, trabalhadores e produtores familiares vem sofrendo o terror de bandidos e assaltantes que vivem protegidos pela FUNAI do governo federal. Mas agora o povo reagiu e se não houver uma solução definitiva, vai morrer gente, de ambos os lados e não é isso que o povo quer! O povo foi para a BR 101 e interditou, veja as imagens.
Cerca de umas oito mil pessoas participaram dessa manifestação, apesar do grande número de pessoas e sem liderança tomando a frente, foi uma manifestação pacífica para com os motorista de carros pequenos, ônibus e caminhões. A pista foi interditada com queima de pneus, madeiras e outros objetos.
Em julho durante a presença do governador Jaques Wagner no Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Ilhéus, o mesmo declarou que tinha solicitado reforço de efetivo da Força de Segurança Nacional nas áreas de conflito entre indígenas e produtores, sendo aplaudido por mais de 200 produtores, principalmente da região tupinambá. Mas pelo jeito, isso deve ter sido mais uma falácia do governador que é conhecido como “inadimplente da palavra”. Já que até o momento a Força de Segurança Nacional não chegou a região. E o resultado veio hoje, em resposta ao descaso do governo com os problemas de Buerarema e região, o povo incendiou quatro carros dos governos estadual e federal.
E esse foi o resultado final, portas arrombadas e tudo depredado.
Informações já pelo telefone, assim que deixei a cidade de Buerarema, um grande grupo de pessoas quebraram a agencia do banco do Brasil e ameaçam quebrar a agencia dos correios, fatos que estarei verificando amanhã.VEJAM TAMBÉM NESSE FINAL DE SEMANA, IMAGENS INÉDITAS E VÍDEOS DE TODO O MOVIMENTO. VÍDEOS QUE SÓ TEM AQUI, COMO O INÍCIO DA QUEIMA DOS CARROS E TODO SAQUE NA CESTA DO POVO, AO VIVO.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito