A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e o Núcleo de Educação Especial (Nede), órgão suplementar vinculado à Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), inauguraram ontem (1º/08) a sala multimídia da universidade, no Campus I, em Salvador. O novo equipamento demandou um investimento em torno de R$ 70 mil, obtido por meio do edital da Bahiagás, e vai possibilitar as ações do Nede, criado em 2003 com o objetivo de organizar e concretizar políticas de inclusão de pessoas com deficiência. O Núcleo beneficia anualmente cerca de 300 pessoas, incluindo a comunidade acadêmica e o público externo.
A solenidade de inauguração foi aberta pelo reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim. Ele destacou a importância da sala e agradeceu o apoio da Bahiagás. “Desenvolvemos um ambiente inteligente, que através de recursos tecnológicos promove a socialização e a integração. A ação da Bahiagás foi decisiva para a criação da sala”, frisou.
Em seguida, a vice-reitora da Uneb, Adriana Marmori, também proferiu palavras de agradecimento. “Essa sala é a realização de um sonho. Hoje temos condições de atender e receber melhor nossos alunos especiais. A acessibilidade vai além da infraestrutura, ela parte de atitudes, como essa da Bahiagás”.
Para finalizar a cerimônia, o diretor - presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, frisou o comprometimento da empresa com a responsabilidade social. “A Companhia está crescendo e fazendo investimentos para a interiorização do fornecimento de gás natural. A ideia é contribuir com o desenvolvimento da Bahia, abrangendo os segmentos industrial, comercial e residencial, e interferindo positivamente na qualidade de vida das pessoas. A Bahiagás não é apenas uma fornecedora de gás natural, vai muito além. Está preocupada e engajada em possibilitar melhorias para o estado e para a população baiana, nos mais diversos campos, inclusive no sócio-cultural, apoiando, por exemplo, iniciativas de inclusão”, destacou.
Também participaram do evento colaboradores da Bahiagás; demais integrantes do grupo gestor da Universidade; representantes do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que acompanharam a cerimônia traduzida na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); representantes do Centro de Integração Familiar (Ceifar) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), vinculados ao Governo do Estado.
Sala viabiliza criação de cursos – De acordo com informações da Uneb, a sala multimídia permitiu a criação de quatro novos cursos: Sistema de Escrita e Leitura Tátil (Braile), Aparelho de Registro de Cálculos Matemáticos (Sorobã), Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), e Programa Leitor de Tela e Síntese de Voz, utilizado por pessoas com deficiência visual (NVDA). O ambiente vai abrigar 15 computadores, todos instalados com softwares de ampliação de tela e teclado, e de síntese de voz, além de uma lousa interativa.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito