Os cursos são promovidos pela instituição 7 Mares, que trabalha com educação ambiental, e dirigidos a estudantes universitários e profissionais das ciências ambientais.
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), órgão vinculado à Prefeitura de Ilhéus, abriu inscrições para os cursos de ‘Introdução à Biologia dos Cetáceos’ e ‘Cetáceos do Brasil’, que serão realizados nos próximos dias 17 e 18. A iniciativa é uma promoção da instituição 7 Mares, que atua com a promoção da educação ambiental em escolas e universidades, em parceria com a Maramata e o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI).
Os cursos são voltados para estudantes universitários e profissionais das ciências ambientais. Interessados devem procurar a Maramata, de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 14 horas, ou podem se inscrever ou adquirir mais informações pelo e-mail [email protected]/. Os cetáceos constituem uma ordem de animais marinhos, pertencentes à classe dos mamíferos. O nome da ordem deriva do grego ketos que significa monstro marinho. Os cetáceos estão divididos em duas sub-ordens: as baleias sem dentes e as baleias com dentes.
As aulas vão ocorrer na sede da Maramata, nos turnos matutino e vespertino, e serão ministradas pelas biólogas e mestrandas em Zoologia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alice Lima e Letícia Vaz, e pelo biólogo e mestrando em Sistemas Aquáticos, na mesma instituição, Yuri Cruz. Além da exposição dialogada, os professores usarão recursos como filmes e sons de animais, materiais biológicos e exibição de slides em datashow.
Conteúdo – No módulo I - Introdução à Biologia dos Cetáceos – serão discutidos os tópicos evolução, morfologia e fisiologia; taxonomia; odontocetos e misticetos; biodiversidade (planeta, Brasil, Bahia) e temas em conservação, como caça, técnicas de pesquisa e ecoturismo. O módulo II – Cetáceos do Brasil – compreende estudos sobre baleias jubarte e franca, tópicos em sotalia guianensis, Tursiops truncatus, golfinho-rotador, além de ecologia, pesquisa (temas e metodologia) e instituições. A parceria também prevê a promoção de mais cinco módulos sobre temas ambientais, que devem ser realizados neste semestre.
Características dos cetáceos – As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas cerdas bucais, estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as "cerdas" para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais. Já as baleias com dentes (subordem Odontoceti) se alimentam de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar as suas presas por ecolocalização.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito