Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é que o município registre um volume de mais de 100 milímetros a partir desta segunda-feira, dia 23.
A Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta a população sobre alto risco de deslizamento de terra ou rocha (movimento de massas) e inundações em Ilhéus a partir desta segunda-feira, dia 23, o que pode provocar desabamento de imóveis. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é que o município registre um volume de chuvas de mais de 100 milímetros na próximas 72 horas.
Segundo o coordenador da Comdec, Ednaldo Azevedo, este volume é bastante preocupante. “O índice é semelhante ao ocorrido no final do mês de novembro, e esta previsão torna a situação do município ainda mais critica, uma vez que o solo já se encontra bastante encharcado pelas chuvas continuadas dos últimos dias”, explica Azevedo.
A Comdec permanece 24 horas de plantão para atender possíveis ocorrências. Conforme orientação de Azevedo, as famílias que tiveram seus imóveis notificados não podem permanecer em seu interior, devendo procurar lugar seguro na casa de parentes ou amigos. Em qualquer ameaça de perigo, os cidadãos devem entrar em contado com o órgão pelos telefones 3234-3597e 3234-3603, a qualquer hora do dia.
Azevedo afirma que a Defesa Civil, em parceria com a Sedur, segue adotando uma série de ações preventivas com a finalidade de reduzir o risco de ocorrências. “Além de alertarmos a população para a possibilidade de novas chuvas, também continuamos realizando visitas técnicas às localidades que apresentam situações de risco”, enfatiza. Segundo o coordenador, outra ação preventiva consiste no reforço da adaptação de lonas plásticas nas encostas dos morros com o objetivo de diminuir a permeabilidade do solo.
Obras nos morros - O coordenador municipal de Defesa Civil lembra ainda que, além dessas ações, a Prefeitura de Ilhéus segue executando uma série de obras nos morros da cidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, bem como de evitar novos deslizamentos de terra. As obras de infraestrutura, que incluem a construção de contenção de encostas, rampas, escadarias e rede de drenagem pluvial, favorecem os altos Soledade, do Carilos, do Basílio e do Carvalho, entre outros.
Foto ilustrativa |
Doações – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) continua contando com o apoio e sensibilidade da população e comerciantes para a doação de alimentos às famílias que sofreram prejuízos em suas residências, diante das fortes chuvas que incidiram recentemente em Ilhéus. Os donativos devem ser entregues na sede da secretaria, (Rua Vereador Mário Alfredo, s/n, Conquista), das 8 às 13 horas, nos dias úteis.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito