i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Curso promovido pela Seduc destaca importância da linguagem de sinais no atendimento público

Curso de Libras, voltado para os profissionais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), debateu, no primeiro dia, o que é surdez e a importância da linguagem de sinais para toda a comunidade.


Promover maior acessibilidade e inclusão social são os objetivos do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através do Centro de Referência e Inclusão à Escola (Crie),aos profissionais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). As atividades tiveram início na quarta-feira, dia 29,  quando foram esclarecidos os aspectos da surdez e discutidos temas da legislação que especifica os direitos dos surdos, bem como a inclusão da Língua Brasileira de Libras nos sistemas educacionais e nas instituições públicas.
A promoção do curso partiu da iniciativa do gerente do SAC, Tiago Viana Borges, que procurou a Seduc, a partir da necessidade de qualificação dos profissionais para o atendimento à população com dificuldades auditivas.  “Este tipo de parceria é muito boa, pois entendemos a importância de uma interação entre o órgão e os cidadãos que têm este tipo de necessidade. Além disso, é uma forma de melhorar os nossos serviços”.

Durante as 40 horas do curso, que se completam no dia 28 de fevereiro, os atendentes do SAC terão acesso a informações sobre alfabeto manual e numerais, configurações de mão, parâmetros da língua de sinais, tipos de frases em libras, identificação pessoal, saudações, calendário, advérbios de tempo, verbos, sinais referentes a documentos pessoais, lugares públicos, casa e escritório, profissões, bairros de Ilhéus, antônimos e pronomes interrogativos.
Conforme observa a instrutora Elisângela Coelho Rosa, é necessário que a comunidade e órgão público se empenhem para entender e orientar as pessoas com necessidades especiais. “É maravilhoso instruir as pessoas sobre como se relacionar com os surdos. Esse tipo de comunicação é muito importante, pois a libras se tornou a segunda língua no nosso país”, destaca. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito