A temporada de verão em Ilhéus ficou ainda mais movimentada com a chegada do cruzeiro marítimo MSC Preziosa, o novo e maior navio em águas brasileiras, que atracou no porto local nesta terça-feira, 7 de janeiro, com cerca de 1.700 tripulantes. O comandante Giuliano Bossi recebeu autoridades do município, a bordo, para marcar o fato histórico e promoveu a cerimônia de troca de placas com a participação do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, que representou o prefeito Jabes Ribeiro, empresários e jornalistas.
O comandante – a quem já foi outorgado o título de Cidadão Ilheense – disse que a MSC tem feito questão de manter a cidade de Ilhéus no roteiro de seus cruzeiros e que a vinda do maior navio da companhia representa uma homenagem à Bahia. Admirador da obra literária de Jorge Amado, Guiliano Bossi destacou que é uma grande honra voltar a Ilhéus e agradeceu o apoio dos operadores locais na recepção aos cruzeiros.
Por sua vez, o vice-prefeito Carlos Machado afirmou que Ilhéus estará sempre de braços abertos para receber a tripulação dos cruzeiros e agradeceu ao trade turístico local, através do agente de turismo Alfredo Landim, pela promoção da cidade junto às empresas de cruzeiros marítimos. Na oportunidade, ele anunciou que o vice-governador da Bahia e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, deve estar em Ilhéus, na próxima semana, para autorizar o início do serviço de dragagem do porto.
A informação foi confirmada pelo diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Renato Neves, que participou do evento, ao lado do coordenador local do órgão, Renilton Souza, e do coordenador administrativo, Adelisio Souza Lopes. A diretora operacional da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, disse que foi “um compromisso e uma grande luta trazer o navio Preziosa, inaugurado em março último, para a cidade”, e alertou que além da dragagem para aumentar o calado do porto é necessário a instalação de um terminal de passageiros alfandegado, no sentido de garantir as paradas dos cruzeiros em Ilhéus.
Presenças – O evento contou também com a participação do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Victor da Veiga, do tenente coronel da 18ª CSM, Carlos Henrique Tosin, e de sua esposa Cristiane Tosin; do comandante da Delegacia dos Portos da Marinha, capitão Severino dos Santos Pedrosa, e a esposa Claudia Mara Peres; os comandantes da 68ª e 69ª Companhias Independentes da Polícia Militar, respectivamente, José Diógenes Câmara e Gustavo Rebouças; do diretor da Receita Federal, Roberto Nogueira Lima; da juíza Marielza Lima; o presidente do Sindtáxi, Nelson Oliveira; o presidente do Conselho Ilheense de Turismo, Hans Schaeppi, entre outros.
O MSC Preziosa, conhecido como a “Joia dos Mares”, foi construído em 2013, com capacidade para 3.502 passageiros, sendo 1.755 cabines, incluindo 45 para hóspedes com mobilidades reduzidas. O navio pesa 132.072 toneladas e possui tecnologia ambiental quer permite tratamento avançado de água, sistema de monitoramento e redução de gasto de energia.
O novo carro-chefe da MSC Cruzeiros exibe a beleza dos materiais naturais selecionados que irradiam a luminosidade e as cores do Mar Mediterrâneo, como a praça de pedra de verdade, a enorme escadaria em cristais Swarovski dourado e a majestosa piscina "infinita". Apresenta ainda o luxo privativo das suítes exclusivas do Yacht Club, com serviço de mordomo, instalações privativas e decks exclusivos, além de cassino com todos os jogos e a sala de teatro do tamanho do teatro da Broadway.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito