i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Programa de Aquisição de Alimentos supera expectativas em Itabuna

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) superou todas as expectativas no ano de 2013 em Itabuna. 


O titular da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, informou que os pequenos produtores que integram o programa da Agricultura Familiar repassaram ao município uma produção agrícola de 93.607 quilos que totalizaram R$ 194.282,80 de acordo fechamento em 30 de dezembro. “Alguns dos agricultores chegaram a atingir a cota anual e individual estipulada pelo Governo Federal que é de R$ 4.500”, comemorou o secretário.

Lanns diz que o bom resultado tanto para os agricultores familiares quanto para o município se deve à seriedade e compromisso com que o programa tem sido executado pela Prefeitura, por meio do incentivo à produção agrícola, orientação técnica e a intermediação para comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos nas comunidades rurais e agrícolas cadastradas.
Atualmente, Itabuna conta com 327 produtores da agricultura familiar cadastrados no PAA e que, segundo Lanns Almeida, mantém uma parceria de fidelidade e assiduidade na entrega da produção que é repassada gratuitamente às instituições assistenciais no município. O excedente, lembra o secretário, é comercializado pelos próprios agricultores na Feira do Produtor realizada toda sexta-feira na extensão da Rua Osvaldo Cruz, centro da cidade.    
Lanns informa que o PAA tem a missão de promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, uma ação que vem sendo priorizada na atual administração municipal, conforme assegura. Graças à parceria firmada pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o Banco do Brasil, o pagamento é feito diretamente na conta do agricultor familiar, que faz o saque nos terminais do BB por meio de um cartão magnético – individual e específico do PAA – que pode ser utilizado também para pagamentos em débito automático.
No município foram beneficiadas 42 entidades assistenciais e filantrópicas que se dedicam à assistência, albergamento e beneficência de crianças, adolescentes e idosos. “O PAA garantiu alimentos de qualidade em um período crítico do ano, principalmente com a chegada das festas natalinas”, afirma Lanns Almeida Filho, lembrando que o programa começou a ser executado apenas a partir do dia 2 sendo encerrado em 22 de dezembro passado. São parceiros da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente Ceplac, e Cooperativa da Agricultura Familiar do Litoral Sul (Coopafs).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito