i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Região Metropolitana Sul da Bahia, sua criação foi debatida em Itabuna


Em nova discussão sobre a criação da Região Metropolitana Sul da Bahia o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reafirmou o desejo pela organização dos municípios para estabelecer estratégias de atuação dos gestores visando o efetivo desenvolvimento e crescimento econômico regional, com a redução de desigualdades.

 O concorrido II Seminário da Região Metropolitana Sul da Bahia, que lotou o auditório do Tarik Plaza Hotel, aconteceu na manhã desta quarta-feira.
O presidente da câmara de vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, falou da importância que é a criação dessa região metropolitana.

VEJA O VÍDEO



Debates aspectos técnicos, políticos e sobre a infraestrutura regional pautaram a discussão encabeçada pelas Prefeituras de Itabuna e Ilhéus, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Sedur, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Amurc e UESC. 

Bastante destaque foi dado ao protagonismo dos municípios de Ilhéus e Itabuna no novo modelo de gestão proposto para a região, cuja identidade foi traçada pela lavoura do cacau e agora se amplia a partir de investimentos como a Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, porto Sul, ferrovia Oeste-Leste e gasoduto.

Na palestra de abertura, a superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Lívia Gabrielli, afirmou que há disposição para prestar assistência técnica e todo o apoio possível à proposta de criação da RMS. A superintendente explicou que é preciso estudar a região para se entendê-la muito bem e se planejar seu futuro.  


Da mesma maneira analisa o prefeito Vane para quem é necessário avançar na discussão sobre a Região Metropolitana mantendo seminários e realizando audiências públicas. “Como prefeito estou muito feliz por recebê-los em Itabuna. Vamos pensar a região como um todo e enfrentar juntos as dificuldades. Mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas com esse avanço”, destacou.

Por sua vez, o deputado federal, Geraldo simões, lembrou que pensar isoladamente cada cidade é um erro. “O bi-polo Ilhéus-Itabuna vai estruturar toda essa região. Há programas de incentivo que só advêm a partir da instalação da Região Metropolitana. A discussão agora é a conjugação de interesses comuns”, ressaltou o deputado Geraldo Simões.


Palestra

No auditório, os políticos regionais, secretários municipais, empresários e imprensa assistiram à palestra do arquiteto e urbanista Jório Cruz sobre “Regiões Metropolitanas e sua institucionalização no Sul da Bahia”. 

O especialista em desenvolvimento urbano esclareceu que uma Região Metropolitana não se cria, já que ela se estabelece por meio de uma aglomeração urbana e é então reconhecida. “É um agrupamento para executar funções públicas de interesse comum”, definiu.

Jório expôs que é muito importante que esse tema comece a ser discutido pelos municípios, pois normalmente é o Estado quem institui as regiões metropolitanas.

 “Isso reflete o desejo das pessoas e promove o protagonismo das cidades em relação ao desenvolvimento regional”, disse, relembrando que a primeira edição do Seminário aconteceu em Ilhéus, no mês de novembro do ano passado.

VEJA TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO.

CLICK NO LINK DE FOTOS ABAIXO.




































0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito