Um grupo formado por 25 servidores da Secretaria da Saúde vai representar Itabuna na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, com a apresentação de dois relatos de experiência em projetos implantados no Município. Tratam-se da Oficina de Terapia Ocupacional realizada na Unidade de Saúde da Família Aurivaldo Sampaio, no bairro São Lourenço, e da construção coletiva da Educação Permanente na Secretaria da Saúde.
O evento promovido pelo Ministério da Saúde acontece em Brasília de 12 a 15 de março e busca a valorização das experiências e da diversidade regional na Saúde da Família. Estão inscritos 20 agentes comunitários de saúde e cinco técnicos do Núcleo de Educação Permanente de Itabuna.
Segundo a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Novaes, está é a primeira vez que o Município apóia os servidores que participam da Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, investindo juntamente com o Ministério da Saúde no transporte e hospedagem. “Itabuna tem apresentado projetos efetivos, precisamos investir neles. É preciso lembrar que os agentes comunitários são o elo entre as famílias e o sistema de saúde”, comentou.
Agente comunitária de saúde há 18 anos, Marinalva Novaes Almeida organiza o projeto Terapia com Arte e diz que, conhecendo a realidade da comunidade, percebeu a necessidade de uma terapia ocupacional para as pacientes da unidade de saúde do seu bairro. “Elas procuram a oficina para aprender artesanato. Mas, no decorrer dos trabalhos, percebemos uma grande melhora na convivência, bem-estar e qualidade de vida”, explicou.
São esperados mais de 10 mil participantes nos quatro dias da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica. Além da apresentação de relatos e experiências, também são realizados mesa-redonda, atividades culturais e dinâmicas de interação.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito