i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




FICC APOIA RODA DE CAPOEIRA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES

Diversos grupos de Capoeira de Itabuna se reuniram, na manhã de sábado (08), na Praça Otávio Mangabeira, centro da cidade, para uma roda de Capoeira especialmente organizada para homenagear as mulheres. O dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher e a homenagem contou com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

 Durante as apresentações, os organizadores informaram que, apesar de ser uma roda com um público-alvo definido, no caso, as mulheres, a Capoeira em si é uma manifestação cultural democrática e despida de preconceitos. Por esse motivo, todos os presentes foram convidados a jogarem a Capoeira junto com as participantes que ali estavam.

Karen Póvoas, aluna do Mestre Ninja no Celeiro de Bamba Cordão de Ouro, disse que toda mulher é vaidosa por natureza e que gosta de ser homenageada. Para ela, participar de uma roda específica para falar sobre o papel da mulher na sociedade é muito especial. Isso é uma grande vitória nossa! “A Capoeira em si é uma manifestação cultural que já foi alvo de muitos preconceitos. Houve um tempo em que jogar Capoeira era crime. Com o tempo, as coisas foram mudando. Na Capoeira, foi assim. E com a mulher também foi assim. Antes, ela era relegada ao trabalho doméstico e era também proibida de participar das rodas. E isso também mudou, muito embora ainda tenhamos muito a conquistar, mesmo com as dificuldades diárias para lidar com as multitarefas, como trabalho, estudo, família, filhos, a mulher ainda encontra força para continuar na capoeira e com o apoio dos homens”, disse ela.

 O presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, disse que a ideia de se realizar uma roda de Capoeira específica para homenagear as mulheres foi perfeita. Segundo ele, “hoje, nada demonstra mais a independência e a coragem feminina do que as mulheres participando das rodas, dando singularidades e características próprios do olhar feminino para uma atividade que parece ser violenta, mas que é toda permeada por valores muito positivos como o respeito, a igualdade, a independência, a generosidade e o carinho”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito