Por Wenceslau Junior.
Dia 27 de fevereiro, a pedido do nosso prefeito Vane, tive a honra de representar Itabuna no Fórum do G 100, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, na sede do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro-RJ.
Confesso que ao embarcar para o Rio, não tinha a exata noção do que lá me esperava. O que despertou a necessidade de participação em me e no prefeito foi a possibilidade de acessarmos recursos do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos), linha de crédito do BNDES que financia reformas, aquisição de equipamentos, softweres, qualificação de pessoal, visando modernizar a gestão melhorar a arrecadação tributária municipal e tornar os gastos públicos mais eficientes.
Na verdade o encontro reuniu os 100 municípios mais populosos com baixa receita per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica. Dentre os quais estamos incluídos. Na Bahia, além de Itabuna, que ocupa a 61 posição no cenário nacional, temos mais 09 municípios nessa vergonhosa lista.
Valença (35); Ilhéus (36); Feira de Santana (37); Alagoinhas (72); Vitória da Conquista (74); Santo Antônio de Jesus (77); Teixeira de Freitas (88) Porto Seguro (89) e pasmem, Salvador (98).
Essa terrível combinação de ser município populoso (acima de 80 mil habitantes), com baixas receitas e inúmeros problemas, como extrema pobreza da sua população, baixos índices de saúde, educação, infra-estrutura e saneamento precários, além do desenvolvimento econômico incompatível com as necessidades, levam esses municípios a um círculo vicioso que precisa ser enfrentado pelos gestores dessas cidades, com o apoio dos governos dos estados e da união.
Escreveremos uma série de artigos que à luz do anuário do G100 publicado pela FNP, associando esses dados aos dados do município, para que possamos entender o problema e enfrentá-lo com o apoio da sociedade, sob pena de continuarmos sem solução para os graves problemas de Itabuna.
Wenceslau Augusto dos Santos Junior.
Vice-prefeito e Secretário Municipal de Planejamento e Tecnologia de Itabuna.
OBS. DO BLOG.
Deve ser por isso que nossas crianças bebem água suja em torneiras nos colégios municipais.
UMA VERGONHA!
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito