A Prefeitura municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de assistência Social (SAS), mobilizou membros da secretaria para a campanha nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorre em 18 de maio.
Uma caminhada pela principal avenida da cidade, a cinquentenário, mobilizou vários órgaõs, governamentais e civis.
durante a caminhada houve distribuição de folhetos de conscientização e grupos de colégios municipais e particulares se apresentaram com passos de dança e muitas brincadeiras
Foi uma ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) além de outros programas da SAS, visando a reforçar a participação da população nas iniciativas de enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.
A meta foi sensibilizar e informar o público sobre as formas de identificação e os canais para denúncia da violência, que pode ser feita através dos Conselhos Tutelar e do Disque 100.
O secretário da assistência social, José trindade, falou que as ações de combate devem ser feitas regularmente para alertar a população sobre o perigo dessa exploração e as conseqüências na vida das crianças e adolescentes vítimas de violência.
Ele lembrou que em Itabuna o Creas oferece acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe de profissionais especializados
A equipe atua no sentido de potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.
A mobilização contou com a presença de Alunos da Escola Vitória Régia, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP), Ministério Público Estadual, Fundação Marimbeta, Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, Amigos das Crianças, Núcleo Cuidar e Acolher.
O Dia 18 de maio remete ao violento abuso sexual e posterior assassinato de uma criança de oito anos ocorrido no Espírito Santo. O conhecido “Caso Araceli” aconteceu em 18 de maio de 1973, e junto com a Lei Federal nº. 9.970/2000 tornou a data um marco para o combate a este tipo de violência.
CLICK NO LINK DE FOTOS ABAIXO.
O Dia 18 de maio remete ao violento abuso sexual e posterior assassinato de uma criança de oito anos ocorrido no Espírito Santo. O conhecido “Caso Araceli” aconteceu em 18 de maio de 1973, e junto com a Lei Federal nº. 9.970/2000 tornou a data um marco para o combate a este tipo de violência.
VEJA TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO.
1 comentários:
Olhando essas belas fotos do Blog me chamou atenção o porque essa Associação AGP que deu um show de simpatia não aparece nas fotos da matéria, pessoas especiais que de fato se comportaram como especiais, deram na avenida seu recado. Parabéns a esse povo.
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito