i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




CREAS-Medidas em Itabuna emocionam o público.


Dialogar com a sociedade e mostrar aos parceiros a importância das ações realizadas no Espaço Grapiúna Cidadão, local onde crianças e adolescentes em conflito com a lei cumprem medidas socioeducativas. Estes foram os principais objetivos de um encontro promovido na manhã de hoje, no Jardim Grapiúna, pela Secretaria da Assistência Social e o Juizado da Vara da Infância e Juventude, além de instituições parceiras.

Durante o evento, os parceiros conheceram a história da jovem mãe Jessiane Pereira que teve sua vida transformada após ser assistida pelos programas, oficinas e atividades da equipe multidisciplinar do CREAS Medidas, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social. 
“Eu tive a oportunidade de mudar de vida. Todo jovem deveria ter essas oportunidade que eu tive aqui. Minha família me tinha como um caso perdido, mas aqui encontrei pessoas que acreditavam na mudança do ser humano, acreditaram e confiaram na minha mudança me inseriram em programas sociais. Hoje, estou aqui para provar que o jovem precisa é desse cuidado que muitas vezes falta em casa”, disse em emocionado depoimento.
A seguir Jessiane fez um desabafo: “Eu queria dizer a todos vocês, aqui presentes, que não julguem um adolescente infrator, pois, por detrás daquele jovem-problema deve existir algum problema ainda muito maior, como o abuso sexual sofrido dentro do lar, maus-tratos, abandono... Aqui os técnicos identificaram minhas falhas e, com muito trabalho, as corrigiram. Hoje estou aqui, grávida e livre de tudo de ruim do meu passado”, conta a jovem gestante de quatro meses. Um pai também fez um relato sobre as mudanças que passa seu filho após as oficinas.
Para o secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade, depoimentos como o de Jessiane e do senhor Miguel de Jesus dos Santos, pai de um adolescente que cumprem medida sócio-educativa comprovam o comprometimento do programa municipal que hoje é modelo para muitas outras cidades. “O trabalho é conjunto e começa a mostrar resultados. Os números comprovam isso. No ano de 2012 ocupamos a segunda posição de cidade com maior risco de vulnerabilidade juvenil no Brasil. Atualmente estamos na sexta posição e a meta é diminuir ainda mais. Por isso, Itabuna conseguiu se inserir em programas de políticas públicas para drogas com o “Crack é Possível Vencer”, que atende cerca de 70 jovens, e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI”, explica Trindade. 
O juiz Marco Antônio Santos Bandeira e a coordenadora do CREAS - Medida, Rosana Bandeira, destacam a importância do projeto, cujo trabalho humanizado de toda equipe consegue recuperar cerca de 70% dos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.  “Durante o período em que o adolescente cumpre a medida-socioeducativa no Grapiúna Cidadão ele participa de atividades oficinas de arte, sob a supervisão de profissionais multidisciplinares. No Espaço Grapiúna Cidadão são trabalhados valores éticos universais como o amor, a solidariedade, o respeito às pessoas e a religiosidade. Acredito que essas ações tem feito um diferencial muito grande na vida dessas famílias assistidas”, assina Rosana Bandeira.

O encontro de hoje reuniu parceiros e representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícias Militar e Civil, além de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, coordenadores do programa federal de políticas públicas para as drogas “Crack é possível vencer”, dentre outros.  

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito