A Emasa tem trabalhado intensivamente para eliminar vazamentos invisíveis em redes de abastecimento de água em toda a cidade.
O processo é feito com o apoio de geofone, um aparelho que serve para identificar os vazamentos e corrigi-los, evitando com isso a perda de milhares de litros de água tanto nas residências quanto na tubulação de ruas e avenidas de Itabuna.
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, explicou que o geofone não é novo na empresa, mas por causa de um defeito ficou desativado há muito tempo. Ele funciona pela escuta, ou seja, quando o líquido pressurizado escapa por um orifício cria vibrações e ruídos típicos, detectados e localizados imediatamente. O geofone é digital e composto de um sensor, um amplificador eletrônico, fones de ouvido estéreo e uma tela para visualizar os dados.
O técnico da Emasa Moisés Ferreira Rosa que opera o aparelho trabalha normalmente de madrugada quando o barulho ambiental é menor e a pressão hidráulica é maior devido ao menor consumo de água durante a noite.
Pelo fone de ouvido, o operador consegue qualificar um ruído como ruído de vazamento e pelo indicador de intensidade localiza e corrige o problema. Ricardo disse que esse tipo de vazamento é global, com perda significativa de água tratada. Só para se ter ideia, depois do uso do aparelho a Emasa conseguiu reduzir consideravelmente a perda de água em que ocorriam em quebramentos subterrâneos “O desperdício de água potável é tão sério e problemático que se não for corrigido a água tratada não chega na casa dos consumidores”, afirma o presidente da Emasa.
Moises confirma que existe vazamento que só é detectado quando o consumidor reclama falta d’água freqüente em sua residência. O problema só é descoberto por causa do aparelho de geofone.
A Emasa mantém equipes de plantão 24 horas para combater o desperdício de água tratada que ocorre na cidade. A comunidade tem dado importante contribuição ao informar sobre o problema de vazamentos na rede. A comunicação é feita pelo telefone 0800-073-1195 ou pelo site
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito