i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Matadouro de Itabuna está pronto para funcionar

Mas as feiras livres estão prontas pra matar o povo, de doenças.
Depois de completamente reformado e modernizado, adequando-se às normas federais de higiene, o matadouro municipal de Itabuna deve ser reaberto no início de setembro. As modificações feitas pela Afrisul (Abatedouro e Frigorífico Sul da Bahia Ltda.), empresa vencedora da licitação realizada no ano passado foram aprovadas pela Vigilância Sanitária e está pronto para colocar no mercado carne saudável para o consumo


.
O matadouro ganhou uma câmara frigorífica (que chega a três graus negativos), uma câmara de congelamento para vísceras (que chega a 20 graus negativos), uma nova passarela de observação dos animais no curral, nova estrutura para recepção de animais, cinco lagoas de tratamento de efluentes, nova iluminação, além de uma subestação elétrica e caldeira. Também foi realizada reforma no imóvel pela empresa concessionária e na área externa a Prefeitura fez pavimentação e melhorou o acesso ao local.
O matadouro terá capacidade de abater entre 240 e 300 animais por dia, sendo 50 abates por hora. A reforma foi iniciada em abril e a concessionária informa que investiu R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos. A Afrisul também assumiu a contratação dos trabalhadores que já trabalhavam no matadouro antes de sua interdição pela Justiça.

Qualidade da carne


O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, comentou que o ganho com as modificações feitas no matadouro é bastante significativo, tanto para a saúde da população quanto para o meio ambiente. “E nós vamos acompanhar todo o processo para garantir que essa qualidade seja a melhor possível”, afirmou Lanns.
Na análise do coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Antônio Carlos Carvalho, a nova estrutura atende à Portaria nº 304, do Ministério da Agricultura, que determina os detalhes do abate e comercialização de carnes. A diretora do Departamento de Gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Lanarrôse Lopes, adiantou que o SIM manterá no matadouro um médico veterinário inspetor para fiscalizar desde a chegada do animal até a saída da carne, agindo em parceria com a Vigilância Sanitária.
O Matadouro Municipal não passava por reforma há 14 anos e vai empregar 63 trabalhadores, 10 a mais que a equipe anterior. Os trabalhadores serão capacitados e receberão todos os equipamentos de segurança que antes não eram utilizados.

Uhuuuuu......até que enfim teremos carnes higienicamente  abatidas e transportadas.
Mas, espere aê, de que adianta tanto cuidado no abate, no transporte e armazenamento se na hora de comercializar essa carne tudo volta a estaca zero.
Será que o secretário Lans Almeida e o coordenador da vigilância sanitária vão interditar a feira do Califórnia ou será que essa carne vai ser comercializada da mesma forma de sempre, no meio de urubus, ratos e cães?

Em secretário, o povo espera uma resposta!


OBS: 
AS FOTOS SÃO REAIS TIRADAS POR CHAPARRAUS.






VANE, VANE, ABRA OS OLHOS MEU FIU!

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito