com serviço aperfeiçoado após revitalização
O telefone toca, a telefonista colhe as primeiras informações e passa ao médico regulador, que analisa o tipo de procedimento e a ambulância necessária e então aciona o operador de rádio, determinando a ida da viatura ao local solicitado. Em menos de dois minutos, a equipe está a caminho do paciente. Esta é a rotina no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) que, nesta terça-feira completa 10 anos em Itabuna.
O aniversário acontece 40 dias depois que a Prefeitura entregou a sede do serviço completamente reformada, o que ajudou a aperfeiçoar o atendimento. Segundo a coordenadora de Urgência da Secretaria da Saúde, Sandra Campos, há ainda a garantia da construção da sede regional em breve, em terreno do Município.
Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde realiza amanhã palestras no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e na quarta (10) ações educativas na Praça Adami. Entre os temas abordados nas palestras para os profissionais de saúde estão a história e organização do SAMU-192; Estatísticas de Atendimento, Redes de Atenção à Saúde; Rede de Urgência e Emergência de Itabuna; Classificação de Risco; Composição e História da Regional de Itabuna; e Parada Cardiorrespiratória. Ainda será discutida a regionalização do SAMU-192 a partir da experiência de outras cidades da região.
Nestes dez anos de Itabuna o SAMU-192 realizou 71 mil atendimentos, com uma média diária de 80 atendimentos. A equipe é formada por 88 funcionários, sendo 58 deles socorristas entre condutores, médicos, enfermeiros e técnicos. De acordo com a coordenação do serviço, o maior problema enfrentado pelo SAMU-192 são os trotes, que se constituem em até 60% das chamadas
__________________
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito