As entidades que representam movimentos sociais e culturais negros da região, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, iniciam às 9 horas desta quarta-feira, 19, no Centro de Cultura Adonias Filho, a programação do mês da consciência negra. O ponto alto das atividades será o cortejo em homenagem a Zumbi dos Palmares, na quinta-feira, com saída às 17 horas do Jardim do Ó em direção ao monumento que o reverencia na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, onde haverá pronunciamentos destacando a trajetória de um dos líderes de nossa história.
Toda a programação tem o apoio das secretarias municipais da Assistência Social, Educação e Transportes e Trânsito e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC. Na abertura haverá roda de conversa enfocando o tema: “Juventude Negra”, sob a coordenação da Unegro. Participam dos debates o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, a chefe da Divisão para a Juventude Sayonara Ávila, os coordenadores do Projeto Afro Encantarte, Egnaldo França, e da regional do Plano Juventude Vida do Governo Federal, Saionara Malta, além da assistente social Áurea Silva.
Às 14 horas, o tema será “Mulheres Negras”, com a participação dos movimentos sociais e coordenação do Movimento Negro Unificado (MNU). Às 19 horas, a roda de conversa abordará “Povos e Comunidades Tradicionais e o Acesso a Políticas Públicas”, sob a coordenação do Ponto de Cultura ACAI e Associação Santa Cruz do Ijexá (Terreira de Ruy Póvoas).
Segundo representantes do Coletivo de Entidades Negras de Itabuna e do Comitê Gestor Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial alguns curtas e documentários serão exibidos nos intervalos das rodas de conversa, sob a coordenação do Coletivo a Coisa Tá Ficando Preta e do Cine Club Mocambo.
Na quinta-feira, Dia da Consciência Negra, às 14 horas, no Jardim do Ó, terão início às apresentações poéticas de vários artistas negros, sob a coordenação do Projeto Afro Encantarte e Ponto de Cultura ACAI. Alunos da rede municipal de ensino e representantes das entidades negras e do coletivo também participam da atividade. O cortejo Zumbi dos Palmares em reverência ao líder negro sairá em direção ao Berimbau, na Princesa Isabel.
Zumbi nasceu no estado de Alagoas, no ano de 1655, é considerado símbolo da resistência e luta contra a escravidão e lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. Morreu em 1695 aos 40 anos de idade. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito