i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Projeto de incentivo à leitura escolas revelam os resultados


 “A leitura mexe muito comigo. Quando leio algum livro de estória fico muito emocionada, pois sinto como se estivesse viajando”. Foi desta forma que a estudante Fernando Neves Nascimento, 8 anos, da Escola Esperança definiu a importância da leitura ao participar na manhã desta sexta-feira (14)  da Mostra Literária organizada pela Secretaria da Educação de Itabuna, encerrando a programação do Seminário de Trocas da Escola Grapiúna, O evento aconteceu na Praça Olinto Leoni e reuniu estudantes e professores de 14 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.



            Durante a Mostra, transeuntes e frequentadores da Praça tiveram a oportunidade de conferir de perto os resultados das ações implementadas pelas escolas, ancoradas no Projeto O Lugar da Leitura na Escola Grapiúna. Quem visitou o espaço da Escola Batista da Califórnia, por exemplo, teve a oportunidade de ver como os alunos utilizaram da literatura de cordel, uma das mais expressivas manifestações culturais do Nordeste brasileiro, para desenvolver a competência leitora e escritora no processo de aprendizagem.

            No estande da Escola Áurea Lima, os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos utilizam a biografia e as obras de diversas personalidades grapiúnas para escreveram suas autobiografias. Outro espaço que chamou à atenção dos visitantes foi o do Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), onde os educadores mostraram como vem sendo trabalhado o Programa de Correção de Fluxo com os alunos que apresentam defasagem de leitura e escrita. Um show à parte ficou por conta do professores-atores da Biblioteca Itinerante, do Grupo Ecantarte e do Grupo de Dança Maktub.

            Estudante da rede particular de ensino, Gabriel Silva, 14 anos, se deteve no espaço para Leitura de Deleite e Contação de Histórias. “Eu gosto muito de ler e fiquei encantado com os trabalhos apresentados, principalmente com os livros disponibilizados para leitura. Seria muito bom se pudéssemos ter espaços nas praças para exercitarmos mais o hábito da leitura”, opinou.

Além das escolas Batista da Califórnia, Áurea Lima e Esperança, também participaram da Mostra Literária os grupos escolares municipais Firmino Alves, Brasília Baraúna (Ferradas), Marieta Borges, Raimundo Jerônimo Machado , além da Creche Maria Goretti a as escolas Lourival Oliveira Soares, Heribaldo Dantas, Brasília Baraúna e Verdes Campos.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito