i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Centro POP de Ilhéus funciona de verdade!

 Sediado na Avenida Candeias, no Bairro da Conquista, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), realiza uma média de 15 atendimentos diários. De acordo com o titular da pasta, Jamil Ocké, a proposta central do projeto é formalizar o encaminhamento desse público para os órgãos e entidades que compõem a chamada rede de proteção do município (saúde, recuperação, emprego e educação, entre outros).

Jamil afirma que alguns projetos prevêem a criação, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), de dois espaços voltados para o acolhimento de pessoas que se encontram em situação de rua. “Como o Centro Pop não possui esse perfil, estamos envidando esforços para, no futuro, termos em Ilhéus uma casa de abrigamento e uma república”, informa o secretário.
Mesmo diante de inúmeras dificuldades, como as pessoas que vêm de outras cidades em virtude da chegada do verão e dos turistas, Ocké explica que o Centro Pop está preparado para prestar um primeiro atendimento digno aos moradores de rua. “Lá, a depender de cada caso e sempre com a concordância deles, realizamos o direcionamento para a rede proteção do município. Assim, se eles estão doentes, encaminhamos para os órgãos de saúde, se possuem envolvimento com drogas, solicitamos o apoio das casas de recuperação, e se não possuem documentos, utilizamos a nossa parceria com o SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão. Além disso, no Centro POP, temos a estrutura necessária para oferecermos lanche, banho e, até, corte de cabelo”, diz.
Atendimento - No primeiro momento, o serviço conta com a abordagem dessa população, através da busca realizada pela equipe do Centro Pop, composta por sociólogo e técnicos sociais. Além desses profissionais, o espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas, também tem com o apoio de advogado, psicólogos, agentes e assistentes sociais.
“É importante dizer que essa é uma política relativamente nova. Por isso, os diversos instrumentos operacionais ainda estão sendo estruturados. Até o momento, além de Ilhéus, só mais seis municípios baianos possuem o Centro Pop”, enfatiza Jamil Ocké.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito