i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Famílias serão cadastradas para o Nossa Sopa



Depois de atender às comunidades do bairro Vila da Paz e do assentamento Sete de Setembro, a Prefeitura de Itabuna vai cadastrar famílias do bairro Maria Matos (Rua de Palha) visando sua inclusão no Programa Nossa Sopa desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social – SAS e Voluntária Sociais da Bahia.  A partir de terça-feira, às 14 horas, um grupo de assistentes sociais e técnicos do Plantão Social vai percorrer a Rua do Eucalipto para o preenchimento do cadastro.



O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, lembra que as famílias atendidas pelo Programa Nossa Sopa são pessoas em vulnerabilidade social que necessitam do apoio do poder público e do amparo social para suprir suas deficiências de alimentação.
“A inclusão das famílias objetiva reduzir a vulnerabilidade social e a subnutrição, principalmente de crianças, idosos e deficientes”, afirma o diretor do Departamento  de Proteção Social Básica da SAS, Ricardo Santana, acrescentando que pelo menos 50 famílias do Maria Matos devem ser atendidas com o Nossa Sopa que fornece entre 400 e 500 ml de sopa duas vezes por semana. “A quantidade por pessoa é definida após pesagem e medida a altura”, explicou.
No bairro Vila da Paz e no Sete Setembro o cronograma de distribuição da SAS inclui o fornecimento às pessoas de 400 ml da sopa em dias alternados. A Vila da Paz, por exemplo, tem o alimento garantido nos dias impares de cada mês. Já os moradores do assentamento Sete de Setembro são beneficiados nos dias pares.
Na Vila da Paz são atendidas 65 famílias, o equivalente a 233 pessoas, enquanto no Sete de Setembro são 55 famílias, o que perfaz 158 pessoas.  “A cada seis meses a gente faz a pesagem e mede altura de cada um dos participantes do programa para avaliar o nível nutricional e o desenvolvimento pessoal”, explica Ricardo Santana.
            O Programa Nossa Sopa iniciado em Itabuna no mês de abril do ano passado por meio da parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), tem como principal objetivo o combater à fome e a desnutrição da população carente.
A sopa é preparada na cozinha da SAS, mobilizando nutricionistas, assistentes sociais, além de cozinheiras. O preparo inclui produtos desidratados em diversos sabores a exemplo de galinha com macarrão e legumes, carne com arroz e legumes, feijão com macarrão e carne com macarrão e legumes.
            A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) é a responsável pela aquisição e operacionalização da entrega do produto, enquanto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) repassa recursos financeiros para a aquisição e distribuição do produto, bem como o acompanha o convênio com os municípios e instituições participantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito