i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Aumenta os casos de dengue em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde de Itabuna alerta a população sobre o aumento do número de casos de dengue no município. Foram registrados até hoje, 1.005 casos suspeitos da doença, a maioria provenientes do Santa Inês e Califórnia, bairros com maior número de casos notificados.
A Secretaria da Saúde informa, ainda, que a doença vem se apresentando além das formas típicas, caracterizada por febre, fraqueza, dor de cabeça e dor no fundo dos olhos, manifestações como vermelhidão e coceira pelo corpo sem outros sintomas. Em alguns casos, foi observada a ausência de febre. 




O índice de infestação do mosquito continua alto, alcançando 17,6 %. Por isso é necessária à colaboração da população em relação à eliminação dos possíveis criadouros. Desde o início do ano a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem intensificando as ações de combate e prevenção à dengue.
Além das campanhas educativas veiculadas na internet, nos jornais locais e rádios, também já foram realizadas orientações nas Unidades de Saúde. Também houve a contratação de 54 agentes de endemias no mês de fevereiro para reforçar o trabalho de campo e outros 11 foram chamados para contratação a partir de segunda-feira, dia 23.  
Qualquer pessoa residente em Itabuna com suspeita de dengue deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento no Centro de Saúde José Maria de Magalhães (ex-F-SESP), que oferece atendimento médico e de enfermagem, incluindo a coleta de sangue para exames laboratoriais. A UPA da Dengue funciona de segunda à sexta-feira das07 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 7 às 19 horas, inclusive, no horário de almoço.
Diante do número de notificações a Secretaria Municipal da Saúde está fazendo bloqueios nas residências que consiste na visita domiciliar do agente de endemias para vistoriar a casa visando encontrar focos do mosquito, orientar a família sobre os cuidados com vasilhames e recipientes de água descobertos e,. confirmados os focos/larvas, fazer o tratamento focal com aplicação de inseticida com nebulizador costal.
O quadro verificado nos bairros é o seguinte: Fátima, 117; Santa Inês, 96; Califórnia, 92; Santo Antonio, 76; São Caetano, 72; Conceição, 34; Pedro Jerônimo, 31; Mangabinha, 30; Pontalzinho, 26; Nova Califórnia, 22; e São Pedro, 20.
Com referência à febre Chikungunya de outubro até esta sexta-feira foram registrado 10 casos suspeitos, dos quais seis já foram descartados através de exame laboratorial pelo Laboratório Evandro Chagas, no Pará. A Secretaria da Saúde ainda aguarda a liberação dos demais resultados.

1 comentários:

Anônimo disse...

RENATO DEIXOU CLARO PARA O EFETIVO QUE OS QUE FORAM CONTRATADOS COM SEIS MESES SAIRAM E O PREFEITO NEM PENSE EM EFETIVALOS POIS NAO VAI ACEITAR ESSA AFRONTA POIS O EFETIVO TEM QUE DA CONTA DO MOSQUITO POIS PRA ELE TANTO FAZ O INDICE AUMENTAR OU NAO ELE NAO E DAQUE MESMO ESSA SAO PALAVRAS DO FORASTEITO.ASSINADO AGENTE DE ENDEMIAS ELE SABE QUEM SOU EU.

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito