Amigos, como divulgamos no final de janeiro e que foi confirmado hoje pelo Ministério da Saúde, Itabuna ainda é o município da Bahia com maior risco de epidemia de dengue, com um índice de infestação domiciliar acima de 17%, segundo a pesquisa Liraa.
Os casos da doença vêm caindo, muito em razão de os tipos do vírus da dengue presentes em Itabuna serem os mesmos que já contaminaram grande parte da população, desde a epidemia de 2009. Mas devemos continuar a temer a epidemia, como fica claro com o Lira.
A administração municipal tem feito esforços para evitar essa ameaça, combatendo o mosquito, livrando a cidade dos focos localizados (quase todos em ambiente doméstico: vasos, reservatórios de água no nível do solo, garrafas, etc.).
Já foram chamadas mais 66 pessoas para compor a equipe que atua no campo, cujo trabalho tem sido eficiente, mas, para se tornar eficaz precisa de maior colaboração da população.
Por isso, neste sábado, a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma mobilização na praça Rio Cachoeira, quando serão feitas palestras, distribuído material informativo e demonstrações de como as pessoas podem ajudar, combatendo o mosquito em suas casas. No local será montada uma mini-casa para que os visitantes interajam com o ambiente e saibam onde está a ameaça, os focos, o mosquito.
Para que essa mobilização dê resultado, precisamos atrair as pessoas. Assim, considerando a utilidade pública deste evento, quero pedir a cada um de vocês que o divulguem com intensidade e o maior número de vezes possível em seus veículos.
Essa parceria vai ajudar muito na guerra contra a dengue e a chicungunya, que está chegando forte e é mais uma ameaça trazida pelo Aedes aegypti.
??? ????? ??? ????? ????? ??? ???
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito