i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




DENGUE em Itabuna, a verdade e as mentiras


            O trabalho de Vigilância Epidemiológica de Itabuna na prevenção e combate a dengue foi avaliado positivamente pelo subsecretário estadual de Saúde, Roberto Badaró, pela superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Ita de Cácia, e por técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) que estiveram reunidos com o prefeito Claudevane Leite na tarde desta quinta-feira, 26, quando trataram sobre as ações emergenciais que serão colocadas em prática visando conter o surto da doença no município.
VEJA O VÍDEO DA VERDADE
Abaixo



A vinda dos representantes da Sesab a Itabuna serviu ainda para a coleta de dados que farão parte do diagnóstico situacional sobre o agravo da dengue e definição das intervenções que serão feitas conjuntamente entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Após acompanhar atentamente a apresentação da diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel, e as informações do coordenador de Combate às Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas,( Apenas teorias ) o subsecretário Roberto Badaró ( que não visitou nem um posto de saúde ) elogiou o trabalho desenvolvido por Itabuna no combate a dengue, principalmente no georreferenciamento dos casos diagnosticados.
“O que podemos perceber é que Itabuna está no caminho certo, ( o que ele não sabe é que nem um posto de saúde está preparaado para atender vítimas de dengue ou chicungunya ) ( VISITE OS POSTOS E VERÃO A VERDADE ) fazendo de fato o que deve ser feito para combater a dengue, que hoje apresenta altos índices de infestação em várias cidades brasileiras”, disse Badaró. Ele adiantou ao prefeito que o Governo do Estado irá intensificar a atuação no município, inclusive assegurando o repasse de equipamentos e insumos. O subsecretário disse ainda que a Sesab fará gestões junto ao Ministério da Saúde para que seja utilizado um larvicida que garanta maior eficiência e rapidez no combate as larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

MAIS COOPERAÇÃO

Roberto Badaró também informou ao prefeito que serão enviados carros fumacê e larvicidas para Itabuna e a utilização de um aplicativo, conectado a um aparelho de telefone celular, que permite o diagnóstico em até 20 minutos. ( equipamentos esses que já está disponibilizado em Ilhéus ) “Além de agilizar o diagnóstico, com a utilização do aplicativo, será possível definir as áreas com maior risco de dengue e concentrar os esforços na prevenção”, afirmou.
Para o prefeito Claudevane Leite a iniciativa do Governo do Estado de traçar esse diagnóstico vindo ao município é muito importante. “Eles perceberam que Itabuna está fazendo corretamente o seu papel na prevenção da doença. Agora, com o surto que estamos vivendo, o apoio da Sesab será extremamente significativo, já que o município enfrenta limitações financeiras”, disse. O prefeito ressaltou ainda que o município ampliou de 188 para 253 o número de agentes. ( Mas na central de atendimentos para casos de suspeita de dengue no antigo SESP, apenas uma médica faz o atendimento, em horário comercial e apenas 20 fichas por turno) QUEM DUVIDA VÁ VER!

VEJA O VÍDEO
AQUI MATA A COBRA E MOSTRA A DENGUE


 Em Itabuna já foram registradas 1.594 notificações até o dia 25, com 79 casos confirmados pelo Laboratório Central, um aumento de 260% em relação ao mesmo período de 2014. Os bairros mais atingidos são Fátima, Santa Inês, Califórnia, Santo Antonio e São Caetano. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo informou que o Governo Federal liberou R$ 143 mil em caráter emergencial para o combate a dengue em Itabuna. ( quem sabe se agora não melhora! )Ela disse que “a população tem um papel importante nesse processo, já que mais de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença se encontram dentro das residências. Essa é uma mobilização que deve envolver o pode público e a comunidade”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito