Por iniciativa da vereadora Soldado Valéria Morais (PSC), a Câmara de Itabuna realizou, nesta quinta-feira (30), audiência pública que abordou a questão dos direitos humanos e da segurança pública na cidade. Itabuna tem enfrentado índices elevados de criminalidade e de homicídios, os quais têm pessoas jovens como vítimas na maioria dos casos.
A audiência teve a participação de vereadores e representantes do Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal, Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), peritos papiloscopistas e igrejas evangélicas.
Diretor da Aspra, o policial Rodrigo Rocha opinou que a defesa dos direitos humanos passa também pela valorização da categoria. “É preciso que haja uma valorização do indivíduo antes de qualquer coisa”, declarou o PM, que também apontou uma intolerância contra a polícia.
“Todos os profissionais podem errar, mas quando o policial erra ele é demonizado”, comparou.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o vereador Jairo Araújo (PCdoB) disse que o debate foi oportuno. “É importante pelo que tem acontecido no país e na nossa cidade”, declarou, lembrando as agressões sofridas por professores durante manifestação no Paraná. O vereador enfatizou ainda que em Itabuna a violência também tem se manifestado por meio do vandalismo contra o patrimônio público, como no caso das lixeiras recentemente destruídas no Centro da cidade.
O vereador Antônio Cavalcante (PMDB), que também integra os quadros da Polícia Militar, criticou a ausência de algumas instituições na audiência, salientando que a busca de uma cidade mais segura depende do envolvimento de todos. A propositora do debate, Valéria Morais, declarou que “toda a sociedade precisa estar comprometida com a busca de uma cidade de paz”.
O deputado estadual Marco Prisco (PSDB), que era aguardado na audiência, acabou não comparecendo. Ele justificou a falta pela necessidade de estar presente em uma sessão de votações da Assembleia Legislativa.
VEJA AS FOTOS DA SESSÃO,
JÁ QUE OS VÍDEOS FORAM BLOQUEADOS A PEDIDO DA VEREADORA AUTORA DA SESSÃO.
Informando apenas para justificar para meus leitores e que aguardam os vídeos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito