i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Fórum estabelecerá diálogo entre poder público e sociedade.


            Questões relacionadas ao tema “Mobilidade Urbana” nunca estiveram tão em evidência como nos últimos três anos no Brasil. Movimentos como o do “Passe Livre”, desencadeado nas principais cidades do país a partir de 2012 fez surgir uma preocupação ímpar do poder público frente aos anseios da população em geral. Itabuna não foi diferente, a população esteve nas ruas da cidade para exigir melhorias e foi ouvida pela atual administração.

 Reivindicações à parte, a cidade contará, no final do mês de abril, nos dias 28 e 29, com uma instância de debates e reflexões pontual e eficiente que colocará em pauta as questões sobre mobilidade que tanto inquietam a sociedade em geral. Trata-se do Fórum de Mobilidade Urbana, a ser realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - Settran, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências, sempre a partir das 18 horas.
            Além da Settran, entidades como Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Trânsito, Associação das Empresas de Transporte Urbano (A.E.T.U.), Sindicato dos Rodoviários, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção Itabuna, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), UNIME, FTC, além de representantes de movimentos sociais e populares deverão participar do encontro, que discutirá temas como melhorias no serviço de transporte público, instituição de ciclovias nas principais ruas da cidade e mudanças de tráfego. Além disso, o Fórum pretende ouvir propostas sobre possíveis intervenções que deverão ser feitas ao longo dos próximos dois anos em Itabuna que possam organizar melhor a cidade.
            Para o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, Jorge Telles, “a ansiedade em torno da realização desse Fórum é muito grande. Temos ideias para melhorar o trânsito de Itabuna, mas muitas delas só dão certo quando articuladas com os mais interessados: moradores da cidade. Além disso, queremos também ouvir como a população compreende todas essas questões. Então, o momento é agora!”, explicou.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, disse que a realização desse Fórum permitirá uma compreensão maior e mais objetiva sobre como o poder público e a sociedade percebem as questões de mobilidade.
“Em Itabuna, temos alguns assuntos pontuais: a questão das motos ‘cinquentinhas’, por exemplo, que nos preocupa bastante; à adoção dos radares, que temos de demonstrar para as pessoas o quanto isso foi importante; a chegada das faixas exclusivas para ciclistas, pois, estávamos precisando disso. Contudo, de todos os temas que trataremos um dos mais importantes e precisamos ouvir mais objetivamente as pessoas sobre isso é a questão do transporte público. Nossa intenção é a de efetivamente trabalhar para termos uma cidade mais humana, mais organizada, com serviços públicos de qualidade e voltados para o bem-estar de todos”, disse Roberto José da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito