A autonomia dos peritos papiloscopistas, que atuam na investigação criminal, é uma causa que vem sendo defendida pela categoria, com apoio do Sindicato dos Peritos Técnicos da Polícia Civil do Estado da Bahia. O pleito conquistou também o apoio da Câmara de Vereadores de Itabuna, que chegou a abrir seu plenário para um debate o assunto com autoridades da área policial e representantes da OAB. Nesta última terça-feira (31), o legislativo municipal aprovou indicação que foi encaminhada ao governador Rui Costa e às secretarias estaduais de Segurança Pública e Relações Institucionais.
VEJA OS VÍDEOS ABAIXO.
A iniciativa de apoiar a causa dos papiloscopistas é da vereadora Valéria Morais (PSC), que conseguiu a adesão dos vereadores Ronaldão, Francisco Edes, Antonio Cavalcante, Joilson Rosa, Paulinho do INPS, Ailson Sousa, Glebão, Jairo Araújo, Cesar Brandão, Zé Silva e principalmente do presidente da câmara, Aldenes Meira, em favor dos peritos. “É uma causa mais do que justa, nada além de um reconhecimento a uma categoria que exerce um papel fundamental para a identificação de criminosos e elucidação de delitos”, defende Valéria.
Na justificativa da indicação que foi enviada ao governo, é enfatizado que “a subordinação entre peritos técnicos papiloscopistas e peritos criminais tem produzido distorções e prejuízos para a investigação criminal”. Os profissionais que reivindicam autonomia reclamam inclusive de desvio de função, já que seriam frequentemente utilizados como motoristas de viaturas, em vez de se dedicarem exclusivamente à identificação de suspeitos.
Delegado Marlos Macêdo na sessão especial dos papilocopistas em itabuna.
VEJA O VÍDEO
2º VÍDEO
O perito Durão





0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito