A Prefeitura de Itabuna prepara para o início do próximo semestre a construção de 246 metros de contenção no morro do bairro Vila das Dores, no lado esquerdo da saída para Ilhéus, calçadas e o alargamento da pista da Avenida Juracy Magalhães em 900 metros extensão. Além da nova pista, a via também vai ganhar uma rotatória na altura do ponto de ônibus e implantação de um moderno sistema de iluminação pública.
O projeto será executado em quatro etapas. A primeira delas prevê a construção de encostas com recursos de R$ 2,8 milhões do Ministério da Integração Nacional. O morro do bairro Vila das Dores está sendo contemplado como prioritário porque é uma das 47 áreas da cidade que correm risco de deslizamento ou alagamento, segundo relatório entregue pela Prefeitura à homologação da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Já a construção da nova rotatória está prevista no programa da melhoria da mobilidade urbana em Itabuna, que está sendo executado pelas secretarias municipais de Transporte e Trânsito e Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com empresas privadas. A previsão é que essas duas obras sejam concluídas no prazo de cinco meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
A terceira etapa será o alargamento de cinco metros de pista no lado esquerdo da Avenida Juracy Magalhães, na saída de Itabuna para Ilhéus, no trecho entre a Rua do Rosário, na subida para o Vila das Doares ao viaduto, em frente ao condomínio Jardim das Acácias na rodovia BR-415. A pista passará dos atuais oito para 13 metros de largura. A obra está orçada em R$ 1,1 milhão e deverá ser executada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. Nessa etapa também está prevista ainda a construção de calçadas também no lado esquerdo.
De acordo com os secretários Wenceslau Júnior, de Planejamento e Tecnologia, e Marcos Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, que hoje vistoriaram a Juracy Magalhães, a última etapa será a implantação de um sistema de iluminação pública. “Com essas obras, vamos resolver um problema antigo, que é a ameaça de deslizamento, melhorar o fluxo de veículos nos dois sentidos da via, oferecer mais segurança aos pedestres, além de nova estética visual em uma das principais saídas da cidade”, explica Wenceslau Júnior.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito